Início - Notícias e Tendências do Agro - Plantio de Soja Atinge 30,9% em Mato Grosso do Sul
O plantio da safra 2025/26 de soja em Mato Grosso do Sul chegou a 30,9% da área prevista, cerca de 1,4 milhão de hectares, segundo levantamento do Projeto Siga/MS, da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja MS), com dados apurados até 17 de novembro.
Ritmo regional
- Região sul: 40,3% da área semeada;
- Região centro: 17,7%;
- Região norte: 13,3%.
Embora ligeiramente abaixo dos 32% registrados no mesmo período da safra anterior, o avanço atual supera em 10 pontos percentuais a média dos últimos cinco anos (21%). O desempenho é atribuído ao bom volume de chuvas no sul do estado, que concentra a maior parte das lavouras.
Clima e estratégia
De acordo com o assessor técnico da Aprosoja MS, Flávio Faedo Aguena, a umidade do solo ainda é limitada nas regiões centro e norte, o que leva os produtores a escalonar o plantio para reduzir riscos diante das incertezas climáticas.
Projeções da safra
- Crescimento de área: 5,9%, totalizando 4,79 milhões de hectares;
- Produtividade média estimada: 52,8 sacas por hectare;
- Produção prevista: 15,2 milhões de toneladas;
- Preço médio: R$ 125,06 por saca.
Comercialização
Levantamento da Grãos Corretora aponta que 94% da safra 2024/25 já foi vendida até 20 de outubro, quatro pontos percentuais acima do mesmo período do ano passado. Para a nova safra 2025/26, a venda antecipada atinge 15%, segundo a Aprosoja MS.

Imagem: canalrural.com.br
Sanidade e previsão climática
O monitoramento técnico indica baixa incidência de plantas daninhas e pragas nas áreas acompanhadas. A previsão aponta para chuvas irregulares nos próximos meses, sob possível influência de um La Niña de intensidade fraca a moderada.
Com informações de Canal Rural