Início - Notícias e Tendências do Agro - Plantio de Soja Ganha Ritmo Com Chuvas, Diz Conab
O retorno das precipitações está impulsionando a semeadura de soja em várias regiões produtoras do país. Levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indica que 21,7% da área estimada para a safra 2023/24 já foi plantada, avanço de 4,1 pontos percentuais em comparação com o mesmo período do ano passado.
Centro-Oeste acelera trabalhos
Em Mato Grosso, principal estado produtor, a maior regularidade das chuvas na última semana destravou o ritmo de plantio. Para os próximos dias, a previsão aponta tempo quente e seco, contudo uma frente fria prevista para o fim de semana pode levar até 30 mm de chuva às lavouras.
No município de Sorriso (MT), termômetros podem marcar entre 38 °C e 39 °C na primeira quinzena de novembro. A perspectiva, porém, é de acumulados superiores a 150 mm em um intervalo de 10 a 15 dias.
Sul e Sudeste avançam
Estados do Sudeste também registram progresso. Em Minas Gerais, as áreas irrigadas estão praticamente concluídas e o plantio em regime de sequeiro já começou. Em São Paulo, o cenário é semelhante, enquanto o Paraná alcançou cerca de 40% da área prevista.
Regiões que ainda exigem atenção
- Centro-norte de Minas Gerais
- Bahia
- Norte de Goiás
Nessas localidades, a umidade do solo continua limitada, exigindo cautela dos produtores.
Imagem: Pixabay via canalrural.com.br
Matopiba e litoral baiano
No Matopiba, as instabilidades perderam força e os temporais se concentram sobre o Mato Grosso. Já o litoral da Bahia, especialmente Salvador, registrou acumulados superiores a 100 mm em 12 horas, com risco de transtornos nas áreas urbanas.
Com o retorno da umidade ao Sudeste e parte do Centro-Oeste, a Conab prevê condições favoráveis para a continuidade da semeadura nas próximas semanas.
Com informações de Canal Rural