Início - Notícias e Tendências do Agro - Poder de Compra de Avicultores Cresce em Setembro
O poder de compra dos avicultores de São Paulo avançou levemente na parcial de setembro, segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
De acordo com o centro de pesquisa, a recente elevação nos preços do milho e do farelo de soja — principais componentes da ração — causa preocupação, mas o reajuste positivo do frango vivo garante vantagem ao produtor.
Fatores que influenciam o cenário
- Frango vivo: o valor do animal subiu na primeira quinzena do mês, impulsionado pelo aquecimento usual da demanda nesse período.
- Milho: mesmo com projeções de maior produção nacional na safra 2024/25, o cereal registra pequenos aumentos de preço, sustentados por demanda interna firme e pela postura cautelosa de vendedores, que limitam a oferta no mercado spot.
- Farelo de soja: parte dos consumidores retomou as compras, o que manteve os preços oscilando entre as regiões acompanhadas pelo Cepea.
O instituto ressalta que, apesar da alta nos insumos, a valorização do frango vivo equilibra a relação de troca, resultando em poder de compra um pouco mais favorável para o avicultor paulista neste início de mês.
Imagem: Flickr via canalrural.com.br
Com informações de Canal Rural