Preço do Leite ao Produtor Cai 25,8% em 2025, Diz Cepea

Início - Notícias e Tendências do Agro - Preço do Leite ao Produtor Cai 25,8% em 2025, Diz Cepea
O preço médio do leite pago ao produtor encerrou 2025 com recuo real de 25,8%, segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Em dezembro, o valor médio nacional atingiu R$ 1,99 por litro, queda de 5,8% frente a novembro e de quase 26% na comparação com dezembro de 2024, já descontada a inflação. Foi o nono mês consecutivo de desvalorização.
Oferta elevada pressiona mercado
De acordo com o Cepea, o principal fator para a retração foi o aumento da oferta de lácteos ao longo do ano. A produção cresceu apoiada por investimentos realizados em 2024 e por condições climáticas favoráveis.
Embora a captação tenha diminuído ligeiramente no fim do ano, o Índice de Captação de Leite acumulou alta superior a 15% em 2025, indicando maior disponibilidade de matéria-prima e formando estoques elevados na indústria.
As importações também contribuíram para manter os estoques. Mesmo com retração pontual em dezembro, o volume importado no ano ficou próximo ao registrado em 2024.
Recuo nos derivados e margens apertadas
O levantamento do Cepea, com apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), mostra queda nos preços de muçarela, leite UHT e leite em pó em dezembro, refletindo o menor ritmo de vendas no mercado interno.
Imagem: canalrural.com.br
No campo, a margem do produtor foi pressionada pela redução do preço do leite e pela valorização do milho. Em dezembro, foi necessário um maior volume de leite para a compra de uma saca do grão, elevando o desafio financeiro da atividade.
No acumulado do ano, o custo operacional efetivo variou pouco, mas não compensou a perda de receita decorrente da forte desvalorização do produto.
A média anual de 2025 fechou em R$ 2,56 por litro, abaixo da registrada no ano anterior, reforçando o cenário de aperto para os produtores.
Com informações de Canal Rural