Preço do Milho Segue Alto em 2025 apesar de Safra Recorde
Início - Notícias e Tendências do Agro - Preço do Milho Segue Alto em 2025 apesar de Safra Recorde
Os preços do milho no mercado brasileiro permaneceram firmes em 2025, mesmo diante da maior oferta da história. Levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) mostra que, em boa parte do ano, as cotações superaram os níveis observados em 2024.
A soma das três safras 2024/25 alcançou 141 milhões de toneladas, volume 22% superior ao obtido no ciclo anterior. Esse crescimento foi puxado, principalmente, pelo avanço da segunda safra, que registrou aumento de produtividade. No mercado internacional, a oferta global de milho manteve-se praticamente estável entre 2023/24 e 2024/25.
Expansões de produção no Brasil, na China e na Índia compensaram quedas registradas em Rússia, Estados Unidos e Ucrânia. No início de 2025, mesmo com as previsões de safra maior, o estoque de passagem reduzido—estimado em 1,8 milhão de toneladas em janeiro—colaborou para sustentar os preços domésticos.
Além do baixo estoque, a demanda interna aquecida, os valores pedidos pelos vendedores e entraves logísticos impulsionaram as cotações no primeiro trimestre. Nos meses seguintes, o avanço da colheita de verão aumentou a disponibilidade do grão e gerou pressão baixista.
O clima favorável ao desenvolvimento da segunda safra reforçou as projeções de produção volumosa em 2024/25, acentuando a queda dos preços no começo do segundo semestre. Com a demanda retraída, muitos consumidores adiaram compras à espera de novas desvalorizações.
Imagem: canalrural.com.br
Em meio a exportações mais lentas e à colheita da segunda safra, vendedores mostraram maior flexibilidade nas negociações. A partir de outubro, entretanto, produtores reduziram a oferta no mercado spot, movimento que voltou a sustentar os preços até meados de dezembro, período em que agentes relataram dificuldade para recompor estoques.
Com informações de Canal Rural
Artigo criado em: 26/12/2025
Revisado em: Dezembro de 2025