Previsão Indica Temporais no Sul, Sudeste e Norte Nesta Terça
Início - Notícias e Tendências do Agro - Previsão Indica Temporais no Sul, Sudeste e Norte Nesta Terça
A terça-feira, 18 de junho, deve ser marcada por instabilidade atmosférica em grande parte do país. O Instituto Meteorológico prevê chuvas fortes, trovoadas e possibilidade de temporais nas regiões Sul, Sudeste e Norte. No Centro-Oeste, pancadas intensas não estão descartadas, enquanto o Nordeste segue com calor e tempo mais seco.
Região Sul
Uma área de baixa pressão posicionada entre as costas Sul e Sudeste favorece nuvens carregadas no norte do Rio Grande do Sul, em todo o território catarinense e em metade sul e leste do Paraná. Há previsão de pancadas moderadas a fortes, com risco de tempestades isoladas.
Sudeste
A frente fria avança por São Paulo, provocando chuva moderada a forte acompanhada de trovoadas, principalmente no sul, litoral, interior e nordeste paulista. No sul de Minas Gerais, a chuva tende a ser fraca pela manhã, mas as instabilidades se expandem ao longo do dia para o Triângulo, metade sul e leste mineiro, além do Rio de Janeiro. No sul do Espírito Santo, a precipitação pode ocorrer à noite. A temperatura diminui em boa parte de São Paulo e no sul de Minas.
Centro-Oeste
Em Mato Grosso do Sul, as instabilidades atuam da madrugada ao fim da manhã, perdendo força à tarde. No Mato Grosso, chove no norte desde cedo, estendendo-se para o oeste no decorrer do dia; o sudeste mato-grossense também terá pancadas isoladas. Em Goiás, as precipitações ficam concentradas na metade sul, com intensidade de moderada a forte e possibilidade de trovoadas. Nas demais áreas goianas, o tempo permanece firme.
Nordeste
A maior parte da região continua sob domínio de ar seco, com temperaturas elevadas — a máxima pode chegar a 36 °C no Piauí. Chuvas fracas e isoladas são esperadas apenas em pontos do interior do Maranhão e do Piauí. A umidade relativa segue baixa no interior.
Imagem: Pixabay via canalrural.com.br
Norte
As pancadas de chuva voltam a ganhar força sobre o Amazonas, com risco de temporais pontuais. Acre, Rondônia e Roraima também registram precipitações moderadas. Amapá e sudoeste do Pará permanecem instáveis, enquanto grande parte do Pará e o Tocantins devem ter tempo mais seco.
De acordo com os meteorologistas, produtores rurais e moradores das áreas citadas devem ficar atentos aos alertas emitidos pelos órgãos de defesa civil locais.
Com informações de Canal Rural