Início - Notícias e Tendências do Agro - Primeira Semana de Novembro Terá Chuva de Até 100 mm
Índice de Conteúdo
ToggleA previsão meteorológica para os primeiros dias de novembro indica contraste de condições climáticas no país. Entre esta segunda-feira (3) e domingo (9), partes do Brasil devem registrar temporais com granizo e acumulados que podem chegar a 100 mm, enquanto outras áreas enfrentam calor intenso e tempo seco, com aumento do risco de incêndios.
Região Sul
- Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná: pancadas de chuva de fraca a moderada até quarta-feira (5), mantendo o tempo firme para atividades de campo. A partir de quinta (6), a formação de um sistema de baixa pressão provoca volumes de até 100 mm, rajadas acima de 70 km/h e possibilidade de granizo.
- Temperaturas mínimas próximas de 15 °C e máximas entre 28 °C e 30 °C.
Sudeste
- São Paulo, Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo e centro-sul, Triângulo e oeste de Minas Gerais: acumulados de 30 mm a 40 mm e risco de temporais isolados.
- Máximas em torno de 30 °C; no centro-norte mineiro, termômetros podem alcançar 35 °C.
- Entre segunda (3) e terça (4), há chance de granizo no centro-sul de Minas.
Centro-Oeste
- Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal: pancadas fortes com 30 mm a 40 mm.
- Mato Grosso do Sul: chuva de moderada a forte e temporais pontuais.
- No nordeste e centro-norte de Goiás, acumulados podem atingir 100 mm, aliviando o déficit hídrico, mas atrasando, temporariamente, o plantio da safra 2025/26.
Nordeste
- Sul e sudoeste do Maranhão, sudoeste do Piauí e oeste da Bahia: volumes de até 50 mm.
- Demais áreas: tempo seco e máximas de até 40 °C no norte do Maranhão, norte do Piauí e Ceará; 35 °C no Rio Grande do Norte, Pará, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e centro-leste da Bahia.
- Produtores devem redobrar a atenção com focos de incêndio.
Norte
- Amazonas, centro-sul do Pará e Rondônia: retorno das chuvas, entre 30 mm e 40 mm.
- Roraima e Tocantins: possibilidade de precipitações fortes em pontos isolados.
- Acre: chuva fraca. Amapá: tempo firme e calor próximo de 40 °C, elevando o risco de queimadas.
- Os acumulados previstos garantem umidade suficiente para o avanço do plantio da safra 2025/26 em Amazonas, Acre, Rondônia, centro-sul do Pará e Tocantins.
A combinação de chuvas intensas, vento, granizo e calor extremo exige planejamento dos produtores rurais para minimizar prejuízos e aproveitar as janelas de tempo firme.
Com informações de Canal Rural
Imagem: Mateus Andre via canalrural.com.br
Sobre o Autor
Tudo Sobre Roça
O Tudo Sobre Roça é um portal feito com alma rural e visão moderna. Trazemos conteúdos confiáveis sobre agricultura, agronegócio e vida no campo — com simplicidade, verdade e muita paixão pela terra.