Primeira Usina de Etanol de Trigo Começa a Operar no RS
Início - Blog - Notícias e Tendências do Agro - Primeira Usina de Etanol de Trigo Começa a Operar no RS
A cidade de Santiago, no Rio Grande do Sul, recebe neste mês a primeira usina brasileira dedicada à produção de etanol a partir de trigo. A planta aguarda as últimas autorizações para iniciar a operação, que prevê o processamento diário de 100 toneladas do grão e a obtenção de até 12 milhões de litros de etanol hidratado ao ano.
O empreendimento pertence à CB Bioenergia. Na fase inicial, o grupo investiu cerca de R$ 100 milhões na construção. O plano de expansão prevê elevar a capacidade para 45 a 50 milhões de litros anuais até 2027, o que demandará aportes adicionais estimados em R$ 500 milhões.
Pesquisa e tecnologia
- Foram três anos de estudos para definir os insumos utilizados.
- A empresa adotou uma levedura geneticamente modificada desenvolvida pela norte-americana IFF, após testes com mais de 150 cultivares de trigo gaúcho.
- Segundo a fornecedora, a levedura pode ampliar o rendimento do processo de fermentação em até 4,5%.
Aproveitamento de subprodutos
Além do etanol hidratado, a unidade produzirá álcool neutro para as indústrias de perfumaria e bebidas. Os resíduos sólidos serão direcionados à fabricação de utensílios descartáveis biodegradáveis, como pratos.
Novo projeto no estado
No mesmo segmento, a Be8 ergue uma usina de etanol de trigo em Passo Fundo (RS). O investimento, anunciado em 2024, já tem 20% das obras concluídas e a inauguração está prevista para 2026. A futura fábrica deve alcançar 210 milhões de litros por ano.
Imagem: canalrural.com.br
Com a entrada em operação de ambas as plantas, o Rio Grande do Sul se consolida como polo para a produção de biocombustível a partir de trigo.
Com informações de Canal Rural