Programa Caminho Verde Recupera 40 Mi de Hectares Degradados
Início - Notícias e Tendências do Agro - Programa Caminho Verde Recupera 40 Mi de Hectares Degradados
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apresentou nesta segunda-feira (17) os avanços do programa Caminho Verde Brasil, que destina R$ 30,2 bilhões à restauração de áreas degradadas em todo o país.
O anúncio ocorreu no pavilhão do Japão durante a AgriZone, na COP30, e reforçou a intenção de ampliar a cooperação técnica e as oportunidades de negócios entre Brasil e Japão em tecnologias para agricultura sustentável.
Segundo a assessora do Mapa Vanessa da Fonseca, o programa está em fase de implementação e deve liberar recursos a produtores rurais em breve, por meio de instituições financeiras. A adoção de bioinsumos será uma das exigências para obter o financiamento.
A iniciativa tem a meta de recuperar 40 milhões de hectares de pastagens degradadas. Empresas que desenvolvem soluções sustentáveis poderão integrar o projeto, inclusive em parceria com agentes financeiros.
Companhias japonesas, que já possuem forte presença no agronegócio brasileiro, demonstraram interesse na proposta. Em 2024, o Japão foi o sétimo principal destino das exportações agrícolas do Brasil, totalizando mais de US$ 3 bilhões para um mercado de 125 milhões de habitantes.
Imagem: Reprodução via canalrural.com.br
A presidente da Ajinomoto do Brasil, Naoko Yamamoto, destacou que a empresa, presente no país há quase 70 anos, pretende contribuir com sua tecnologia de biofertilizantes à base de aminoácidos. “Participar de um projeto voltado à restauração de áreas degradadas é extremamente relevante para nós”, afirmou.
Com informações de Canal Rural