Projeto Conserv Protege 30 Mil ha de Floresta em MT

Dólar (USD ➜ BRL) -- Atualizando…
Tempo agora
-- Selecione uma região

Início - Notícias e Tendências do Agro - Projeto Conserv Protege 30 Mil ha de Floresta em MT

Um projeto piloto do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) preservou aproximadamente 30 mil hectares de vegetação nativa em Mato Grosso. Batizada de Conserv, a iniciativa será apresentada na COP30, marcada para 2025 em Belém (PA), e é apontada como modelo para políticas de pagamento por serviços ambientais.

Lançado em 2020, o programa envolveu 25 propriedades rurais distribuídas por Mato Grosso, Pará e Maranhão. Os produtores recebem entre R$ 240 e R$ 400 por hectare ao ano para manter a floresta em pé — valores que, segundo o Ipam, se aproximam da receita obtida com culturas como soja, milho ou com a pecuária.

O diretor executivo do Ipam, André Guimarães, destacou que a conservação também assegura a própria viabilidade da agricultura. “Nossa agricultura depende do ciclo natural de chuvas. O Conserv protege vegetação nativa, biodiversidade e serviços ambientais, mas também garante a resiliência da agricultura brasileira para o futuro”, afirmou.

Concebido há oito anos, o Conserv manteve contratos ativos até outubro de 2024. Embora o ciclo inicial tenha sido concluído, o instituto pretende expandir o conceito em novas frentes de preservação.

O pagamento aos produtores é financiado pelos governos da Noruega e dos Países Baixos. Em algumas propriedades, a remuneração é vista como “quarta safra”, reforçando a importância econômica da floresta em pé. “Não teve mais incêndios como era antigamente. Então se eu não deixar ela em pé, quem vai deixar?”, disse o produtor Carlos Roberto Simonetti, de Sapezal (MT).

Projeto Conserv Protege 30 Mil ha de Floresta em MT - Imagem do artigo original

Imagem: Mayke Toscano via canalrural.com.br

Com a realização da COP30 no Brasil, a expectativa do Ipam é que iniciativas semelhantes ganhem destaque e contribuam para fortalecer o protagonismo do país no enfrentamento das mudanças climáticas.

Com informações de Canal Rural

Deixe Seu Comentário Abaixo

Sobre o Autor

Compartilhe com Amigos!

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba os melhores destaques da roça e do agro