Raças bantam pacote muito em um pouco
As raças bantam são certamente passarinhos bonitos, mas essas galinhas carregam seu próprio peso em deliciosos ovos e carne, e companheirismo incomparável.
Eu guardei e amei galinhas desde que eu era um menino. Crescendo nos subúrbios à beira de uma grande cidade, por necessidade, grande parte das minhas primeiras façanhas de avicultura eram limitadas apenas à criação de bantams, um tipo de frango como raças em tamanho real, mas apenas 1⁄5 a 1⁄4 do tamanho.
Naqueles dias distantes, o dinheiro do bolso só foi tão longe. Felizmente para mim, descobri rapidamente que os bantams eram a espuma mais econômica para guardar. Eles precisavam de menos alimentos e moradias menores (mais baratas), e produziam ovos mais do que suficientes para satisfazer nossa casa.
Minha experiência juvenil de manter o bantam também me ensinou a valiosa lição de despesa versus renda. Logo aprendi que todos os ovos excedentes, filhotes ou aves produzidos estavam sempre em grande demanda ao redor do bairro.
Essas belas aves tinham a capacidade de pagar por sua própria manutenção simplesmente pelo fato de que todos os seus produtos eram comestíveis. Os ovos foram intensamente procurados (especialmente para assar bolo). E pássaros excedentes, embora pequenos, fizeram uma festa deliciosa, com um sabor completo e natural.
Se você escolher sua raça sabiamente, esses três pontos de ovos, carne e a venda lucrativa de ovos de eclosão, filhotes e produtores ainda podem ser combinados. E estas são apenas algumas das muitas razões pelas quais as raças de bantam são tão populares hoje em dia.
Uma História
A ave da selva bankiva, ou aves de selva vermelhas, pode ser a origem de nossas raças de bantam. O termo “bantam” parece estabelecer esse fato.
Bantam é um distrito no noroeste de Java, Indonésia. Em 1595, os holandeses estabeleceram-se em Bantam. E em 1602, os ingleses ergueram uma fábrica no mesmo lugar, que foi a primeira posse dos ingleses nas Índias Orientais.
Estas belas aves de selva em miniatura, vendidas aos britânicos em Bantam, foram importadas para a Inglaterra sob a denominação muito natural de espumas de bantam. Sua elegância e tamanho diminuto os tornavam favoritos. No devido tempo, o nome passou a ser conferido a todas as aves pequenas ou anãs.
O que é inegável é a onda de interesse criada pelo bantam. Da era vitoriana, quando grandes espumas estavam literalmente governando o galinheiro, o pequeno bantam gradualmente substituiu-o. Esse rápido avanço pode ser traçado através de livros de aves velhos.
No início da década de 1880, aquela obra-prima da literatura avícola, O Livro das Aves de Capoeira de Lewis Wright, só denotou 30 de suas 591 páginas para bantams. No entanto, em 1893, L. C. Verrey escreveu o Livro sobre Bantams, considerado o primeiro dedicado exclusivamente à sua criação e cultura.
Em 1899, o The Practical Poultry Keeper anunciou que o renomado criador de aves inglês W. F. Entwistle havia “reproduzido em forma de bantam quase todas as grandes raças de aves de capoeira” — a primeira clara indicação de “bantamização” proposital.
Em muitos dos shows de aves de hoje, os bantams são muitas vezes mais em evidência do que seus homólogos maiores.
Verdadeiros Bantams
A característica definidora de um verdadeiro bantam é que, ao contrário de outras raças de aves, ele não tem uma contrapartida maior. A verdadeira classificação do bantam abrange raças como o Sebright, o Booted, japonês e os belgas.
Esses anões do mundo avícola compõem o que não têm em tamanho por terem personalidades maiores que a vida e naturezas amigáveis. No entanto, você não pode realmente depender deles para seus ovos, que são minúsculos e certamente não vão fazer uma refeição satisfatória!
Para efeitos deste artigo, focarei naqueles bantams criados seletivamente em tamanho (de aves grandes produtivas) que ainda mantêm seu valor utilitário. Se você está procurando um produtor de ovos, mas não tem espaço, faça exatamente o que faria se estivesse escolhendo uma raça maior. Selecione as variedades de bantam do Rhode Island Red, Sussex, Wyandotte ou Leghorn.
Se a pureza do seu estoque não é de grande preocupação, você ainda pode produzir carne saborosa cruzando o bantam cornish/Old English Game com um bantam rhode island. O resultado será um pássaro suculento de pele amarela que será muito aprimorado pela alimentação pesada de milho e acesso à grama.
Plymouth Rock
Nunca tendo mantido esta raça antes, eu estava particularmente interessado na resposta de Grant Tenley, presidente do Plymouth Rock Fanciers Club of America às minhas perguntas. O clube possui um diretório, que é uma excelente ferramenta para localizar bons criadores em diferentes áreas.
Crescendo em uma fazenda, Tenley sempre viveu em torno de aves de capoeira. “Criamos White Plymouths e White Leghorns para ovos e carne. (Mas) Plymouth Rocks se tornou meu frango favorito”, diz ele. “Nós barramos Plymouth Rocks por anos. E então, em 2012
, comprei a Columbian Plymouth Rocks para a 4-H e venho reproduzindo e melhorando-as para atender ao Padrão de Perfeição desde 2016.”
Os bantams de Plymouth Rock são criados de genética de qualidade que se conformam com o Padrão da Perfeição, uma descrição escrita de uma ave ideal da raça. “Um novato na fantasia deve estar procurando um frango econômico e vigoroso (com) um pente único de tamanho médio com cinco pontos, pernas amarelas agradáveis, bom carro de asa apertada, estrutura óssea robusta, uma posição larga e uma cauda bem difundida, transportada em um ângulo de 20 graus para as fêmeas e um ângulo de 30 graus para o macho, ” Tenley diz.
Boas camadas
Uma boa camada deve ser ativa e econômica. Eles devem estar de olhos brilhantes e em boas condições corporais.
“Você deve monitorar a dieta de suas galinhas para aumentar a produção de ovos”, diz Tenley. “Galinhas gordas não vão colocar tantos ovos. Um pássaro largo com bom carro de corpo vai colocar melhor. Tente evitar pássaros estreitos e menores.”
Os galos de Plymouth Rock pesam um pouco mais do que a maioria das raças de bantam. O peso padrão é de 32 onças para os galos de galo. Muitos podem atingir um peso maior na maturidade, tornando a raça um bom pássaro de mesa.
Bantams Plymouth Rock fazem grandes pássaros, como eles são fáceis de levantar e chocar; mães férteis, resistentes, boas; e grandes camadas. Eles também produzem uma carcaça de bom tamanho.
Eles são perfeitos para pequenos criadores, fantasias ou hobbyists, quer você os queira para ovos, carne ou exposição. No entanto, eles tendem a comer mais do que os bantam ornamentais menores.
Wyandotte
Outra criação americana é a Wyandotte, que também é minha raça de bantam favorita. Embora as considerações de utilidades pareçam ter sido a força motriz por trás da criação de muitas raças, os olhares estavam na vanguarda na criação do Wyandotte.
Uma mistura eclética entrou em sua criação. Sebrights, Hamburgos, Brahmas e Cochins desempenharam seus papéis no que foi chamado provisoriamente de Eureka. Eles foram finalmente admitidos no Padrão de Perfeição da Associação Americana de Aves como Wyandottes em 1883.
As versões do Bantam foram logo criadas. Embora pequenos, eles são muitas vezes do tamanho grande para bantams (assim, galos indesejados podem fazer uma refeição decente). Então, para aqueles que procuram um belo bantam utilitário, estes realmente não podem ser melhorados. No entanto, embora requintadamente bonito, alguns dos pássaros brancos muitas vezes têm a capacidade de excesso de penas e fofura. Embora bem-vindos pelo mundo da exposição, essas características são muitas vezes bastante improdutivas.
Curiosamente, as aves mais intrincadamente marcadas (Ouro, Prata, Buff-laced, Lápis de Prata e Perdizes) muitas vezes ficavam extremamente bem — mesmo durante os invernos mais rigorosos.
O dócil, silencioso, resistente, amigável e atraente Wyandotte simplesmente não pode ser recomendado o suficiente e também são eminentemente adequados para o iniciante.
Rhode Island Vermelho
Foram os avicultores de Rhode Island — motivados pela demanda por uma ave que pudesse produzir ovos e carne — que posteriormente desenvolveram o Rhode Island Red. E seu foco claro em utilidade faria com que se tornasse a raça mais bem sucedida do mundo.
Seu objetivo de produzir o estoque mais duro, capaz de sobreviver aos invernos rigorosos da Nova Inglaterra, serviu bem este frango adaptável.
Algumas pessoas rejeitam as grandes Ilhas Rhode expostas em shows em todo o país como sendo muito grandes e não colocando ovos suficientes para serem classificados como utilitários. Por outro lado, algumas cepas de bantam de exposição são reconhecidas por serem excelentes camadas de ovos coloridos de tamanho razoável.
Enquanto as galinhas geralmente são pequenas coisas doces, os galos muitas vezes vão de tamanho excessivo — tornando-os ideais para o pote de guisado! O dócil, amigável e facilmente contido Rhode Island Red é mais um bantam perfeito para o iniciante interessado em valores utilitários.
Welsummer
A maioria das raças de aves indígenas da Europa colocou ovos brancos. Holland (casa do Welsummer) não foi diferente. Mas os criadores holandeses foram os primeiros a reconhecer a importância comercial do ovo marrom, que foram então (erroneamente) percebidos como a escolha mais saudável.
Mantive esta deliciosa raça , famosa por ovos marrons ricos – em sua grande forma de bantam.
Welsummers são aves amigáveis, ativas, mas plácidas, extremamente adequadas para um quintal ou fazenda de hobby. Algumas cepas de bantam são muito produtivas. Mas muitos produzem um ovo muito mais leve do que seus colegas maiores. Se a cor da casca é vitalmente importante para você, peça ao criador do seu estoque para mostrar alguns dos ovos que seus pássaros produziram.
Araucana
A popularidade dos ovos de casca azul explodiu nos últimos tempos. Meu jovem sobrinho , um comedor muito exigente – só comia ovos azuis e estava convencido de que eles tinham um gosto melhor do que os coloridos convencionais!
Os produtores desses ovos azul-celeste são, é claro, os maravilhosos Araucana. Com o nome dos índios Araucano, esta é a única ave nativa da América do Sul. Uma série de formulários podem ser encontrados nos EUA, com rumpless e versões com orelhas tufadas sendo vistas. Sua característica mais distintiva, porém, é, naturalmente, a produção desses ovos de cor bonita.
Uma palavra de aviso para quem comprar ações. Vá a um criador bem conhecido e registrado e peça para ver alguns dos ovos que sua cepa produz.
A cor do ovo varia enormemente, e muitos produzem uma cor verde azeitona ou lamacenta decepcionante (muitas vezes um sinal de cruzamento). Há algumas excelentes cepas de bantams araucana lá fora que produzem dezenas de ovos azuis pastel. Você só tem que fazer sua pesquisa.
Nota: Este frango muito ativo, resistente e fascinante pode ser um pouco voraz e vocal.
O Leghorn
Esta velha raça italiana é extremamente conhecida — sem dúvida, ajudada por Foghorn Leghorn, o galo animado que apareceu em inúmeros desenhos animados de Looney Tunes! Embora de origem italiana, os criadores americanos desenvolveram-no. O Sr. N. P. Ward de Nova York é registrado como sendo o primeiro importador de Brown Leghorns em 1834.
Leghorns têm sido historicamente altamente valorizados por suas habilidades de colocação de ovos. E a raça ainda é insuperável em sua capacidade de produzir um grande número de ovos brancos. Os brancos utilitários foram registrados como colocando 300 ovos por ano.
A criação de exposições para pentes maciços e retos nos galos de tamanho padrão e grandes disquetes em galinhas prejudicou seu desempenho de utilidade. No entanto, algumas cepas de bantam de leghorns preto/marrom estavam quase tão bem quanto os híbridos comerciais.
Eu não recomendaria esta raça para ninguém com vizinhos próximos; eles tendem a ser voam e podem ser bastante barulhentos. No entanto, para aqueles com um pouco de espaço, eles fazem uma escolha soberba.
Veja também:
Conheça agora as 10 maiores fazendas leiteiras do Brasil
Como usar o estrume de frango como fertilizante confira!