Rússia Agenda Inspeções Para Liberar Pescado Brasileiro

Início - Notícias e Tendências do Agro - Rússia Agenda Inspeções Para Liberar Pescado Brasileiro
O Serviço Federal de Supervisão Veterinária e Fitossanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor) anunciou que pretende habilitar novas plantas brasileiras de processamento de peixe para o mercado russo.
De acordo com o órgão, a primeira etapa ocorrerá em fevereiro de 2026, quando técnicos farão uma visita virtual a cinco frigoríficos de pescado no Brasil. Uma segunda rodada, presencial e mais ampla, está programada para o terceiro trimestre do mesmo ano, contemplando empresas interessadas em fornecer ao país.
Se aprovadas nas auditorias, as unidades receberão autorização para exportar pescados à Rússia. A autoridade sanitária informou que cresce o número de produtores brasileiros que buscam entrar nesse mercado.
Demanda russa em alta
A iniciativa acontece em meio ao aumento das compras russas de pescado no exterior. Em 2025, as importações de peixe da China somaram US$ 188,3 milhões, o maior volume em uma década e 34% acima de 2024, segundo dados da alfândega chinesa divulgados pela agência russa RIA Novosti.
Exportações brasileiras diversificadas
Atualmente, os principais produtos embarcados pelo Brasil para a Rússia são carnes, queijo, ração animal e aditivos. Pesquisa do Observatório RusLat indica que as carnes respondem por 30,4% das vendas brasileiras ao país, seguidas por açúcar e café.
Imagem: canalrural.com.br
A inclusão do pescado é vista como possibilidade de reduzir o déficit brasileiro na balança comercial bilateral, influenciado pela importação de fertilizantes e combustíveis russos.
Com informações de Canal Rural