Safra de Guaraná do Amazonas Cresce Até 30%
Início - Notícias e Tendências do Agro - Safra de Guaraná do Amazonas Cresce Até 30%
A produção de guaraná no Amazonas deve ultrapassar 800 toneladas na colheita de 2025, apontam levantamentos da Embrapa Amazônia Ocidental. O volume representa avanço de 20% a 30% em relação à safra de 2024, informou o pesquisador André Atroch.
Segundo o especialista, visitas de campo, monitoramento de áreas experimentais e troca de dados com produtores indicam que as plantas apresentam grande carga de frutos. Algumas empresas do setor reportam crescimento perto de 50% em suas áreas.
Hoje, o estado costuma colher entre 600 e 700 toneladas anuais. Com o resultado previsto, o total pode chegar a 800 toneladas de guaraná em rama — semente seca a 13% de umidade.
Clima favoreceu a cultura
Diferentemente de anos anteriores, eventos climáticos extremos não afetaram a florada em setembro, fase crucial do cultivo. Apesar dos dias mais quentes das últimas duas décadas, não houve impacto direto na formação dos frutos.

Imagem: Maria José Tupinambá via canalrural.com.br
Com o início das chuvas de novembro em Manaus, permanece a preocupação de que precipitações intensas provoquem queda ou apodrecimento dos cachos. Ainda assim, a expectativa da Embrapa é de um ciclo de recuperação para a cultura.
Com informações de Canal Rural
Artigo criado em: 05/12/2025
Revisado em: Dezembro de 2025