Santa Gertrudis Bate Meta de Ganho na Prova de Eficiência

Início - Notícias e Tendências do Agro - Santa Gertrudis Bate Meta de Ganho na Prova de Eficiência
A raça Santa Gertrudis superou as expectativas na 2ª Prova de Eficiência Alimentar, realizada na Central Bela Vista, em Botucatu (SP). Nos primeiros 28 dias de avaliação, os 59 animais em teste registraram Ganho Médio Diário (GMD) de 1,75 kg, bem acima da meta de 1,10 kg estipulada pela organização.
Segundo Matheus Vargas, supervisor de produção e pesquisa da Central Bela Vista, o desempenho acima do previsto confirma o elevado potencial de conversão alimentar da raça.
Desempenho por sexo
- Machos: GMD de 1,84 kg/dia e peso médio de 390 kg;
- Fêmeas: GMD de 1,61 kg/dia e peso médio de 327 kg.
Para Arnaldo Amstalden, superintendente técnico da Associação Brasileira de Santa Gertrudis (ABSG), os resultados demonstram a força genética e a capacidade da raça de se adaptar a diferentes sistemas de produção. Já o vice-presidente da entidade, Gustavo Barretto, destacou o retorno econômico para os criadores: “É a confirmação de que investir na raça é investir em eficiência”.
A prova, que segue até novembro, acompanha o consumo individual de 24 fêmeas e 35 machos, gerando dados para programas de melhoramento genético.

Imagem: Divulgação. via canalrural.com.br
Desenvolvida nos Estados Unidos com 5/8 Shorthorn e 3/8 Brahman, a Santa Gertrudis chegou ao Brasil em 1953. Atualmente presente em 14 estados, a raça é reconhecida por rusticidade, adaptabilidade e alto rendimento de carcaça.
Com informações de Canal Rural