Santa Gertrudis Melhora Ganho em Vacada Meio-Sangue

Tudo Sobre Roça
04/02/2026
Dólar (USD ➜ BRL)
--
Atualizando…
Tempo agora
--
Selecione uma região
Início - Notícias e Tendências do Agro - Santa Gertrudis Melhora Ganho em Vacada Meio-Sangue
A adoção da raça santa gertrudis sobre vacas F1 angus x nelore tem se mostrado uma alternativa eficiente para produtores do Centro-Oeste que buscam carcaças mais pesadas e maior heterose.
De acordo com o zootecnista e especialista em genética Alexandre Zadra, a combinação aproveita a precocidade sexual e a elevada produção de leite das fêmeas meio-sangue com a musculatura característica do santa gertrudis.
Como funciona o cruzamento
- O santa gertrudis é utilizado como raça terminal, portanto toda a progênie — machos e fêmeas — deve ser destinada ao abate.
- Os bezerros resultantes possuem cerca de 56% de sangue europeu, originado do angus e do shorthorn presentes no santa gertrudis, o que acelera o metabolismo e favorece o ganho de peso.
- A estratégia potencializa a heterose, aumentando desempenho e rendimento de carcaça.
Zadra destaca que o choque de sangue obtido nesse sistema é um dos mais produtivos para quem busca eficiência na terminação de bovinos de corte na região.
Imagem: canalrural.com.br
Com informações de Canal Rural
Deixe Seu Comentário Abaixo
Sobre o Autor
Tudo Sobre Roça
O Tudo Sobre Roça é um portal feito com alma rural e visão moderna. Trazemos conteúdos confiáveis sobre agricultura, agronegócio e vida no campo — com simplicidade, verdade e muita paixão pela terra.