Início - Notícias e Tendências do Agro - Senado dos EUA Aprova Suspensão de Tarifas ao Brasil
O Senado dos Estados Unidos aprovou, por 52 votos a 48, uma resolução que anula a aplicação de tarifas sobre produtos brasileiros impostas pelo presidente Donald Trump. Todos os senadores democratas e cinco republicanos apoiaram a proposta, considerada uma das votações mais apertadas do atual mandato presidencial.
Apresentado pelo democrata Tim Kaine, o texto revoga tarifas estabelecidas com base em uma lei de poderes emergenciais. A medida ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Representantes, onde regras definidas pela liderança republicana restringem a apreciação desse tipo de contestação até março do próximo ano.
Além das barreiras contra o Brasil, o Senado deve analisar ainda nesta semana resoluções semelhantes que tratam de tarifas de até 35% sobre produtos do Canadá e de alíquotas entre 10% e 50% para importações de outros países. As iniciativas refletem a insatisfação de parte do Congresso com a política comercial da Casa Branca, vista como excessivamente intervencionista.
A votação ocorreu depois de uma reunião a portas fechadas entre o vice-presidente JD Vance e senadores republicanos. Parlamentares de estados agrícolas manifestaram preocupação com as medidas de comércio exterior e com a possibilidade de aumento das importações de carne bovina da Argentina, o que, segundo eles, poderia afetar produtores locais.
O senador Rand Paul, coautor da resolução, afirmou que o presidente extrapolou sua autoridade ao impor tarifas unilateralmente, sustentando que a emergência que justificou as medidas foi “fabricada”.
Imagem: Reprodução via canalrural.com.br
O debate sobre o alcance dos poderes presidenciais no comércio exterior deve prosseguir. A Suprema Corte dos EUA deverá decidir em breve se as tarifas impostas por Trump ferem a prerrogativa legislativa sobre política tributária e comercial.
Com informações de Canal Rural