Sinap Completa 15 Anos e Reforça Transparência no Algodão

Início - Notícias e Tendências do Agro - Sinap Completa 15 Anos e Reforça Transparência no Algodão

O Sistema de Informações de Negócios com Algodão em Pluma (Sinap) chega aos 15 anos nesta semana, coincidindo com as comemorações do Dia do Algodão. Mantida pela Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM), a plataforma é apontada pelo setor como uma das principais ferramentas de transparência e cooperação na cadeia da fibra.

Criado em 2009, o Sinap reúne dados em tempo real sobre a comercialização do algodão. Produtores, corretoras e indústrias podem acompanhar preços, volumes e contratos, o que, segundo o diretor-geral da BBM, Cesar Henrique Bernardes Costa, garante maior segurança e previsibilidade aos negócios.

Registro de contratos e segurança jurídica

Alimentado diariamente por corretoras especializadas, o sistema digitaliza contratos, utiliza assinaturas eletrônicas e conta com a Câmara Arbitral da BBM para dirimir eventuais conflitos. Entre outubro de 2010 e setembro de 2025, quase 50 mil contratos foram registrados, totalizando cerca de 20 milhões de toneladas de algodão.

Base de usuários diversificada

Mais de 2 mil agentes estão cadastrados na plataforma, entre produtores, cooperativas, indústrias têxteis, exportadores e corretoras de mercadorias. Para Costa, a adesão ampla reforça a credibilidade do sistema e estimula a cooperação entre os elos da cadeia.

Expansão para outras commodities

A BBM planeja levar o modelo do Sinap a outros produtos. A iniciativa inclui subprodutos do algodão e commodities como soja, milho, arroz e café. Para isso, a bolsa desenvolveu o Sistema de Informações de Negócios Agrícolas (Sinag), plataforma totalmente eletrônica e certificada que pretende integrar dados de diferentes mercados.

Sinap Completa 15 Anos e Reforça Transparência no Algodão - Imagem do artigo original

Imagem: Abapa via canalrural.com.br

Ao completar 15 anos, o Sinap permanece como referência de transparência no agronegócio e serve de base para novos projetos de inteligência de mercado.

Com informações de Canal Rural

Sobre o Autor

Compartilhe com Amigos!

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba os melhores destaques da roça e do agro