Soja e Milho Impulsionam 13,5 Mi t no Tegram em 2025

Início - Notícias e Tendências do Agro - Soja e Milho Impulsionam 13,5 Mi t no Tegram em 2025
O Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram) movimentou 13,5 milhões de toneladas de grãos em 2025, consolidando o Porto do Itaqui, em São Luís (MA), como principal rota de exportação do agronegócio no Arco Norte.
No período, 202 navios deixaram o porto carregados com soja, milho e farelo de soja, tendo Ásia e Europa como principais destinos. Do volume total embarcado, 11,7 milhões de toneladas foram de soja e 1,8 milhão de toneladas de milho.
Os grãos exportados saíram de lavouras de Maranhão, Piauí e Tocantins (MAPITO), além do nordeste de Mato Grosso e de áreas da Bahia.
Capacidade e infraestrutura
- Quatro armazéns com capacidade estática de 500 mil toneladas;
- Moegas rodoviárias capazes de receber mais de 900 caminhões por dia;
- Duas moegas ferroviárias que descarregam até oito vagões simultaneamente;
- Capacidade operacional anual atual de aproximadamente 15 milhões de toneladas, atendida por dois berços de atracação.
Em operação há dez anos, o Tegram é apontado pelo setor como fator de redução de custos logísticos e de ampliação do acesso aos mercados internacionais.
Expansão prevista
O Consórcio Tegram-Itaqui prevê investir R$ 1,161 bilhão na terceira fase de expansão, que inclui a construção de um terceiro berço de atracação. A obra deve adicionar 8,5 milhões de toneladas à capacidade anual do terminal.
Imagem: canalrural.com.br
De acordo com o presidente do consórcio, Marcos Pepe Bertoni, o desempenho alcançado prepara o porto para atender à safra recorde 2025/26, estimada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em 354,8 milhões de toneladas.
Com informações de Canal Rural