Soja Sustenta Preços e Milho Avança com Oferta Restrita
Início - Notícias e Tendências do Agro - Soja Sustenta Preços e Milho Avança com Oferta Restrita
A sinalização de que a China pode retomar parte das compras de soja dos Estados Unidos derrubou os prêmios de exportação no Brasil, mas não alterou a firmeza das cotações no mercado físico ao longo da última semana, informa o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Para embarques em 2026, os contratos voltaram a ficar negativos, nível que não era registrado desde julho deste ano. Mesmo assim, vendedores brasileiros priorizaram a negociação de lotes para entrega imediata, com pagamento mais dilatado, a fim de assegurar os valores atuais.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projeta safra recorde de 177,6 milhões de toneladas de soja em 2025/26. O levantamento já considera possível redução de produtividade no Centro-Oeste devido aos efeitos do fenômeno La Niña, cenário que contrasta com as chuvas recentes, vistas como alívio pelo setor.
No caso do milho, o Cepea aponta que os preços internos seguem em alta. O movimento é sustentado pela retração dos vendedores, focados nas atividades de campo e no desenvolvimento das lavouras, além da elevada paridade de exportação.

Imagem: canalrural.com.br
Muitos produtores, cientes da maior procura verificada na última semana, preferiram aguardar novas valorizações e só ofertam lotes quando precisam de caixa imediato ou de espaço nos armazéns. Segundo os pesquisadores, o avanço das cotações só não foi maior porque parte dos compradores vem consumindo estoques ao invés de realizar novas aquisições.
Com informações de Canal Rural