Tarifa de 50% dos EUA Corta 4 Mil Empregos na Madeira
Início - Notícias e Tendências do Agro - Tarifa de 50% dos EUA Corta 4 Mil Empregos na Madeira
Pouco mais de um mês após a entrada em vigor da tarifa de 50% sobre as exportações brasileiras de madeira para os Estados Unidos, o setor já contabiliza 4 mil demissões, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci).
Levantamento da entidade mostra que, entre julho – quando o aumento foi anunciado – e setembro:
- cerca de 5,5 mil trabalhadores foram colocados em férias coletivas;
- outros 1,1 mil tiveram o contrato suspenso em regime de layoff.
Sem previsão de acordo que reduza o imposto, a Abimci estima que mais 4,5 mil postos podem ser fechados nos próximos dois meses.
Em agosto, a associação identificou queda de 35% a 50% nos embarques de alguns dos principais produtos de madeira processada para o mercado norte-americano.
De janeiro a setembro de 2024, o segmento exportou US$ 1,6 bilhão em madeira para os Estados Unidos, destino que absorve, em média, metade da produção nacional. Em determinados nichos, 100% das vendas são direcionadas ao país. Atualmente, a cadeia emprega 180 mil trabalhadores com carteira assinada.
Imagem: Freepik Company S.L. – www.freepik.com via canalrural.com.br
Em nota, a Abimci cobrou maior empenho do governo brasileiro. “No nosso entendimento, a única solução é a negociação direta entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos para uma adequação das tarifas e o restabelecimento do comércio bilateral”, afirmou a entidade, acrescentando que a falta de ação “faz milhares de trabalhadores perderem sua fonte de renda” e ameaça “cadeias produtivas consolidadas”.
Com informações de Canal Rural