Tarifa sobre Café Solúvel Derruba Embarques aos EUA em 78%

Início - Notícias e Tendências do Agro - Tarifa sobre Café Solúvel Derruba Embarques aos EUA em 78%
As exportações brasileiras de café solúvel para os Estados Unidos caíram 77,7% em novembro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, informou a Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics).
A forte retração ocorre porque, apesar de Washington ter revisado tarifas para alguns produtos do Brasil em 21 de novembro, a sobretaxa sobre o café solúvel permaneceu. Carnes bovinas, frutas e parte do café em grão foram beneficiados, mas o derivado instantâneo segue com imposto adicional.
Desde janeiro de 2025, os embarques de café solúvel para o mercado norte-americano acumulam queda de 22,8% em relação a 2024. A dificuldade afeta as projeções de recorde para o setor neste ano, segundo a entidade.
Em nota divulgada após o anúncio do governo norte-americano, a Abics lamentou a manutenção da tarifa, classificando-a como um entrave às negociações bilaterais. O diretor executivo da associação, Aguinaldo Lima, disse ao Canal Rural que a expectativa é de uma solução rápida, ainda sem data definida.
Nesta terça-feira (2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e pediu a redução dos impostos que ainda atingem alguns produtos brasileiros. Além do café solúvel, mel e pescados seguem com tarifa de 40%.
Imagem: canalrural.com.br
No acumulado de janeiro a novembro, o Brasil exportou 3,35 milhões de sacas de café solúvel, volume 18,7% menor que o registrado no mesmo período de 2024. Apesar da queda em quantidade, a receita em dólar avançou 19%, alcançando US$ 1,006 bilhão, de acordo com a plataforma Abics Data.
Com informações de Canal Rural