Tempo Firme no Sul e Chuva no Norte e Centro-Oeste

Dólar (USD ➜ BRL) -- Atualizando…
Tempo agora
-- Selecione uma região

Início - Notícias e Tendências do Agro - Tempo Firme no Sul e Chuva no Norte e Centro-Oeste

A semana inicia com condições opostas nas principais regiões do país. Enquanto o Sul e parte do Sudeste permanecem sob tempo estável, pancadas de chuva ganham intensidade no Norte e em áreas do Centro-Oeste, de acordo com o meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural.

Sul

O predomínio de sol marca os próximos dias, sobretudo no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Uma frente fria entre terça (11) e quinta-feira (13) provoca precipitações rápidas e pouco volumosas, com acumulados entre 20 mm e 30 mm, concentrados principalmente em Santa Catarina e Paraná. No norte e sudeste gaúcho, o volume também fica em torno de 20 mm, mantendo o tempo seco nas demais áreas. As temperaturas variam de mínimas abaixo de 10 °C a máximas que podem chegar a 28 °C.

Sudeste

Em São Paulo, o tempo firme favorece o avanço das atividades no campo. Já no Triângulo Mineiro, Zona da Mata, leste de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, há chance de chuva fraca e isolada. No norte, oeste e noroeste mineiro, a previsão é de chuva moderada a forte, com risco de temporais. Entre quarta (12) e quinta-feira, o oeste paulista e o Triângulo Mineiro podem registrar de 30 mm a 40 mm. As temperaturas ultrapassam os 30 °C nas áreas produtoras.

Centro-Oeste

Goiás e Mato Grosso continuam com instabilidades e pancadas de intensidade variada. O oeste mato-grossense concentra os maiores volumes, com risco de tempestades, enquanto Mato Grosso do Sul e o sudoeste de Mato Grosso tendem a tempo mais firme. Os acumulados chegam a 100 mm no centro-oeste de Goiás e Mato Grosso; no centro-leste, ficam entre 20 mm e 30 mm. O sudeste goiano enfrenta tempo quente e seco.

Nordeste

O oeste e o sul da Bahia voltam a ter chuva moderada a forte, com risco de temporais. No sul do Maranhão e do Piauí, as pancadas serão fracas e isoladas. Nas demais áreas — Ceará, leste do Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e norte da Bahia — prevalecem tempo firme e baixa umidade. As temperaturas podem alcançar 40 °C, aumentando o perigo de incêndios.

Tempo Firme no Sul e Chuva no Norte e Centro-Oeste - Imagem do artigo original

Imagem: Pixabay. via canalrural.com.br

Norte

Instabilidades avançam sobre Acre, Amazonas, Rondônia e o sudeste do Pará. Há possibilidade de temporais no oeste do Pará e em Rondônia. Em Roraima, a chuva ocorre de forma isolada, enquanto no Amapá o tempo permanece quente e seco. Os maiores acumulados, de até 100 mm, são esperados no Acre, Rondônia, sul de Roraima e sudoeste do Pará; nas demais áreas, os volumes variam de 20 mm a 30 mm.

Segundo Müller, apesar da entrada de uma nova frente fria, a tendência para o Sul é de precipitações passageiras, enquanto produtores de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Acre devem redobrar a atenção devido ao risco de temporais.

Com informações de Canal Rural

Deixe Seu Comentário Abaixo

Sobre o Autor

Compartilhe com Amigos!

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba os melhores destaques da roça e do agro