Imagem do artigo original

Temporais e Calor Marcam Semana de Natal no País

Tudo Sobre Roça
21/12/2025
Dólar (USD ➜ BRL) -- Atualizando…
Tempo agora
-- Selecione uma região

Início - Notícias e Tendências do Agro - Temporais e Calor Marcam Semana de Natal no País

Entre 22 e 26 de dezembro, praticamente todas as regiões do Brasil enfrentarão calor intenso, sensação de abafamento e chuvas volumosas, informa o meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural. Os acumulados podem superar 200 mm no oeste do Rio Grande do Sul, com risco de alagamentos, deslizamentos e paralisação de atividades agrícolas.

Sul

A instabilidade domina o Rio Grande do Sul desde as primeiras horas de segunda-feira. No oeste gaúcho e de Santa Catarina, há alerta para temporais severos, rajadas acima de 100 km/h e queda de granizo. No oeste do RS, os volumes ultrapassam 200 mm entre segunda e terça; nas demais áreas do estado, ficam perto de 50 mm. Em Santa Catarina, a previsão indica entre 30 mm e 40 mm, com temporais vespertinos. O Paraná terá semana mais seca, temperatura acima de 30 °C e chuvas pontuais entre quinta e sexta-feira, somando até 20 mm.

Sudeste

O tempo firme predomina, com sol entre nuvens e máximas acima de 33 °C no interior de São Paulo e Minas Gerais. Chove de forma fraca e isolada no norte e leste mineiro, Espírito Santo, partes do Rio de Janeiro e norte e oeste paulista. Entre segunda e quarta-feira, temporais atingem o centro-norte de Minas e o Espírito Santo devido a um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), com risco de vento forte e granizo. Os acumulados variam de 10 mm a 15 mm.

Centro-Oeste

Calor e umidade elevados persistem na região. Em Mato Grosso do Sul, as máximas ficam entre 34 °C e 36 °C, com chuvas irregulares que chegam a 15 mm. Goiás registra até 20 mm no centro-sul e 40 mm no centro-norte. No Mato Grosso, a porção centro-norte pode alcançar 70 mm, enquanto o sul recebe de 20 mm a 30 mm.

Nordeste

A chuva ganha força no Maranhão, Piauí, oeste da Bahia, Ceará e oeste de Pernambuco, com volumes de 30 mm a 40 mm, favorecendo a semeadura da soja. Já o nordeste da região terá tempo mais seco e quente, com máximas acima de 34 °C e risco elevado de incêndios. Nessas áreas, a precipitação varia de 5 mm a 10 mm.

Temporais e Calor Marcam Semana de Natal no País - Imagem do artigo original

Imagem: canalrural.com.br

Norte

Rondônia, Acre e Amazonas podem superar 100 mm ao longo da semana, contribuindo para a elevação dos níveis dos rios. No Pará, Tocantins, Roraima e Amapá, os acumulados oscilam entre 40 mm e 70 mm, com possibilidade de temporais localizados.

As condições previstas podem afetar o cronograma de plantio, colheita e transporte de grãos, exigindo planejamento extra por parte dos produtores rurais.

Com informações de Canal Rural

Deixe Seu Comentário Abaixo

Sobre o Autor

Compartilhe com Amigos!

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba os melhores destaques da roça e do agro