Temporal com Granizo Devasta Soja no Paraná

Dólar (USD ➜ BRL) -- Atualizando…
Tempo agora
-- Selecione uma região

Início - Notícias e Tendências do Agro - Temporal com Granizo Devasta Soja no Paraná

Um temporal com ventos de até 100 km/h, chuva intensa e granizo atingiu o Paraná na tarde de sábado, nos primeiros dias de novembro, e provocou destruição em lavouras de soja, estradas e áreas urbanas.

De acordo com o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Paraná (Aprosoja-PR), Eduardo Cassiano, o fenômeno alcançou uma faixa que vai do sudoeste ao norte do estado, abrangendo municípios de Foz do Iguaçu a Londrina, incluindo Cascavel, Campo Mourão, Maringá, Ubiratã e Campina da Lagoa.

Perdas em lavouras já atrasadas

As plantações de soja, que vinham registrando desenvolvimento abaixo do esperado por causa do clima instável, foram severamente afetadas. Cassiano informou que “parte significativa das áreas atingidas foi dizimada”, obrigando produtores a considerar o replantio, o que eleva custos em um cenário de alta de 8% a 10% nas despesas em comparação com a safra anterior.

Alguns agricultores avaliam não replantar por falta de sementes e pela perda da janela ideal para a semeadura do milho safrinha. “Certamente teremos uma quebra na safra de soja do Paraná”, afirmou o dirigente.

Reflexos no milho safrinha

O atraso na colheita da soja, causado pelos danos, deve comprometer o calendário do milho safrinha. Com a janela de plantio já avançada, o risco de enfrentar geadas no próximo ciclo aumenta.

Temporal com Granizo Devasta Soja no Paraná - Imagem do artigo original

Imagem: canalrural.com.br

Levantamento de danos em andamento

Cooperativas e produtores iniciaram o mapeamento das áreas afetadas, trabalho que deve levar ao menos uma semana. Imagens de antes e depois do temporal evidenciam a magnitude dos estragos, que também derrubaram postes, arrancaram telhados de residências e mercados e deixaram cidades sem água e energia por algumas horas.

Com informações de Canal Rural

Deixe Seu Comentário Abaixo

Sobre o Autor

Compartilhe com Amigos!

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba os melhores destaques da roça e do agro