Imagem destacada Tornado Se Forma no Alto Paraná a km da Fronteira Brasileira

Tornado Se Forma no Alto Paraná a 57 km da Fronteira Brasileira

Dólar (USD ➜ BRL) -- Atualizando…
Tempo agora
-- Selecione uma região

Início - Notícias e Tendências do Agro - Tornado Se Forma no Alto Paraná a 57 km da Fronteira Brasileira

Uma tempestade de forte intensidade provocou a formação de um tornado na tarde de domingo (21) no departamento de Alto Paraná, no Paraguai, a aproximadamente 57 quilômetros de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.

De acordo com a polícia e órgãos de prevenção e segurança paraguaios, até a tarde desta segunda-feira (22) não havia registro de feridos nem de danos materiais significativos.

Causa meteorológica

O meteorologista Arthur Müller explica que o fenômeno está associado à atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), sistema atmosférico que intensifica ondas de calor e canaliza grande volume de umidade da Amazônia em direção ao Paraguai e ao Sul do Brasil. Esse cenário favorece tempestades severas com potencial para granizo, rajadas intensas de vento e tornados.

Müller destaca que a formação de tornados depende, sobretudo, do cisalhamento do vento — diferença de velocidade e direção dos ventos em diferentes altitudes — condição comum durante o avanço de frentes frias ou de sistemas de baixa pressão típicos do Paraguai, do Sul do Brasil e do norte da Argentina.

Risco de novos eventos

Embora não haja relatos de danos no Paraguai, o especialista alerta para a possibilidade de que os temporais avancem para o Brasil nos próximos dias. Entre terça (23) e quarta-feira (24), o extremo oeste do Paraná reúne condições favoráveis à formação de novos tornados.

Tornado Se Forma no Alto Paraná a 57 km da Fronteira Brasileira - Imagem do artigo original

Imagem: canalrural.com.br

Imagens de satélite indicam que um canal de umidade continua transportando grandes volumes de chuva, principalmente em direção ao Rio Grande do Sul. A previsão aponta acumulados superiores a 100 milímetros no noroeste gaúcho, elevando o risco de alagamentos e deslizamentos de terra. Assim, o principal alerta para a região Sul no momento envolve o volume elevado de precipitação.

Com informações de Canal Rural

Deixe Seu Comentário Abaixo

Artigo criado em: 23/12/2025
Revisado em: Dezembro de 2025

Sobre o Autor

Compartilhe com Amigos!

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba os melhores destaques da roça e do agro