Tudo Sobre Roça OpenGraph

Trump Ameaça Taxar em 25% Países que Negociem com Irã

Tudo Sobre Roça
12/01/2026
Dólar (USD ➜ BRL) -- Atualizando…
Tempo agora
-- Selecione uma região

Início - Notícias e Tendências do Agro - Trump Ameaça Taxar em 25% Países que Negociem com Irã

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (12) que aplicará tarifa de 25% a qualquer país que mantiver relações comerciais com o Irã. A declaração foi publicada em sua conta numa rede social.

Trump não detalhou critérios nem estabeleceu data para o início da medida. Segundo o presidente, a sanção atinge, em um primeiro momento, nações do Oriente Médio, além de Índia e China, principais compradores de produtos iranianos.

A possível retaliação pode alcançar também o Brasil. Em 2025, as exportações brasileiras para o Irã somaram US$ 2,9 bilhões, com destaque para:

  • cereais, farinhas e preparações;
  • produtos do complexo soja;
  • itens do setor sucroalcooleiro, como açúcar e etanol;
  • milho.

No mesmo período, o Brasil importou do Irã aproximadamente US$ 84 milhões em diesel, petróleo, partes de turborreatores e plataformas de exploração ou perfuração.

A ameaça tarifária soma-se à escalada de tensões entre Washington e Teerã. Recentemente, Trump indicou disposição para ações militares em resposta à repressão de protestos no país persa. A ONG Irã Human Rights calcula que cerca de 650 manifestantes morreram desde 2028.

Trump Ameaça Taxar em 25% Países que Negociem com Irã - Imagem do artigo original

Imagem: canalrural.com.br

O governo dos Estados Unidos afirma que poderá atacar alvos estratégicos iranianos caso a repressão continue, enquanto autoridades iranianas acusam EUA e Israel de incentivarem as manifestações com objetivo de desestabilizar o regime dos aiatolás, no poder há quase 50 anos. Os protestos começaram após aumentos de preços e se ampliaram contra o governo teocrático.

Com informações de Canal Rural

Deixe Seu Comentário Abaixo

Sobre o Autor

Compartilhe com Amigos!

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba os melhores destaques da roça e do agro