Início - Notícias e Tendências do Agro - Umidade de 6% em Ribeirão Preto expõe tempo seco
O Brasil entrou em estado de emergência na tarde de quarta-feira (10) em razão do período mais seco de 2025. Registros de umidade relativa do ar (URA) igual ou inferior a 10% foram feitos no Paraná, em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Bahia e Maranhão.
No aeroporto de Ribeirão Preto (SP), o índice caiu a 6%, segundo a Climatempo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica cerca de 60% de umidade como ideal para o conforto humano.
Os níveis extremos de secura estão ligados à forte onda de calor observada na segunda semana de setembro. Na tarde de quarta, termômetros próximos dos 40 °C foram registrados em partes do Centro-Oeste, Norte e Nordeste. No interior paulista, no oeste e norte mineiro e no norte paranaense, as temperaturas ficaram entre 35 °C e 39 °C.
De acordo com a Climatempo, quanto mais alto o calor, maior a evaporação natural, o que reduz a umidade do ar, do solo e da vegetação.
A previsão indica ausência de chuvas na maior parte do país pelo menos até o começo da próxima semana. O calor deve persistir no Sudeste, Centro-Oeste, Norte, Nordeste e em parte do Paraná, sem expectativa de entradas de ar frio capazes de aliviar as temperaturas.
Imagem: Pixabay via canalrural.com.br
Entre 21% e 30% de URA devem ser observados em extensas áreas brasileiras nos próximos dias. Valores próximos a 10% podem voltar a ocorrer no interior do Sudeste, em estados do Centro-Oeste, no interior do Nordeste, além do Tocantins e de áreas do leste do Pará.
Com informações de Canal Rural