Início - Notícias e Tendências do Agro - União Europeia Retoma Compra de Frango do Brasil
A União Europeia voltou a autorizar, a partir desta terça-feira (23), a importação de carne de frango e de peru produzida no Brasil. O embarque havia sido suspenso em maio, após a confirmação de um foco isolado de influenza aviária em uma granja do Rio Grande do Sul.
Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a liberação confirma a recuperação do status sanitário brasileiro e permite que produtos fabricados desde 18 de setembro sejam novamente enviados ao bloco europeu.
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) comemorou a decisão, classificando o mercado europeu como um dos principais destinos da proteína nacional.
Retomada escalonada
- Todo o país volta a exportar imediatamente, exceto o Rio Grande do Sul.
- No estado gaúcho, as vendas serão retomadas em 2 de outubro, com exceção da área diretamente afetada pelo foco da doença.
- Para a zona de 10 km ao redor da granja onde houve registro da gripe aviária, a liberação ocorrerá em 16 de outubro.
Números do setor
Entre janeiro e maio, período que antecedeu a suspensão, o Brasil enviou 125,3 mil toneladas de carne de frango à União Europeia, volume 20,8% superior ao de 2024. A receita alcançou US$ 386,3 milhões, aumento de 38% na mesma comparação.
De janeiro a agosto de 2025, as exportações totais de carne de frango do país somaram 3,28 milhões de toneladas e geraram US$ 6,15 bilhões.
Imagem: raquel heidrich DC Chapecó economia frigorifico em chapecó. setor de frangos. via canalrural.com.br
Auditoria chinesa
Enquanto a Europa reabre o mercado, técnicos chineses iniciaram auditoria nos controles sanitários brasileiros relacionados à influenza aviária. O Mapa considera a missão etapa fundamental para derrubar as restrições impostas pela China, último grande comprador a manter barreiras à carne de frango do Brasil.
Com informações de Canal Rural