Urbanização Chinesa Eleva Procura Por Proteínas Do Brasil

Início - Notícias e Tendências do Agro - Urbanização Chinesa Eleva Procura Por Proteínas Do Brasil

A migração de aproximadamente 200 milhões de trabalhadores rurais chineses para áreas urbanas vem modificando o padrão de consumo no país asiático, ampliando a demanda por alimentos industrializados, grãos, lácteos e, sobretudo, proteínas de origem animal.

Nas regiões agrícolas, a dieta tradicional costuma ser baseada em subsistência. Já nas cidades, a proximidade de supermercados, serviços de entrega e maior circulação de renda estimulam o consumo de carnes e produtos processados.

Nesse cenário, o Brasil consolida-se como principal fornecedor de carnes e grãos para a China. Frango, carne bovina e suína brasileiros têm participação crescente na mesa dos consumidores chineses, que se tornam mais dependentes de importações à medida que o país se industrializa e reduz a área destinada à produção agrícola.

De acordo com o comentarista econômico Miguel Daoud, essa mudança caracteriza uma parceria de longo prazo: enquanto a China avança em direção a uma economia majoritariamente urbana e industrial, o Brasil dispõe de capacidade para produzir alimentos em grande escala, com competitividade e qualidade.

Urbanização Chinesa Eleva Procura Por Proteínas Do Brasil - Imagem do artigo original

Imagem: canalrural.com.br

A transferência contínua de mão de obra do campo para os centros industriais chineses tem impulsionado as exportações brasileiras de proteína animal e deve manter o mercado aquecido para o agronegócio nacional nos próximos anos.

Com informações de Canal Rural

Sobre o Autor

Compartilhe com Amigos!