Vigiagro Barra Envio de Ovos dos EUA no Aeroporto do Rio
Início - Notícias e Tendências do Agro - Vigiagro Barra Envio de Ovos dos EUA no Aeroporto do Rio
A Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), interceptou, na última terça-feira (23), uma remessa de ovos in natura no Centro de Tratamento Internacional dos Correios (Ceint), situado no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.
A carga, proveniente da Carolina do Norte, Estados Unidos, chegou ao Brasil sem a autorização e a certificação zoossanitária exigidas para produtos de origem animal. O Mapa não divulgou quem receberia o material.
Preocupação sanitária
Os Estados Unidos encerraram em julho o estado de emergência para influenza aviária, mas ainda registram focos do vírus H5N1 em aves, rebanhos leiteiros e casos humanos. A Carolina do Norte, ponto de origem da encomenda, é um dos principais produtores de aves do país.
De acordo com a Vigiagro, ovos provenientes de aves infectadas podem carregar o vírus na casca e no interior. Se destinados à reprodução, pintos oriundos desses ovos teriam potencial para introduzir e disseminar a doença no Brasil.
Providência imediata
Para mitigar riscos, a fiscalização determinou a devolução dos ovos aos Estados Unidos. O Mapa ressalta que a entrada de produtos de origem animal ou vegetal sem cumprir as normas vigentes é infração sujeita a sanções.
Imagem: Divulgação via canalrural.com.br
O ministério reforçou que o cumprimento das exigências zoossanitárias é essencial para proteger a avicultura nacional e a segurança alimentar.
Com informações de Canal Rural