Virada De Ano Terá Chuvas Acima De 100 Mm No Sul E Sudeste

Início - Notícias e Tendências do Agro - Virada De Ano Terá Chuvas Acima De 100 Mm No Sul E Sudeste
A previsão meteorológica indica manutenção da umidade do solo nas principais regiões produtoras de soja do país, com destaque para Centro-Oeste, Sudeste e grande parte do Sul.
Centro-Oeste, Norte e Matopiba
- Mato Grosso, Goiás e Pará devem registrar de 50 mm a 70 mm nos próximos dias, podendo ultrapassar 100 mm em áreas pontuais.
- No Matopiba, a chuva se intensifica e colabora para recuperar a umidade, embora ainda sejam necessários volumes adicionais no centro-norte da Bahia e no leste do Piauí.
Rio Grande do Sul em alerta
Entre domingo (21) e terça-feira (22), acumulados podem superar 150 mm e atingir 200 mm, especialmente no oeste gaúcho. A intensidade prevista eleva o risco de lixiviação de nutrientes e pode atrasar atividades de campo.
Semana do Natal
De 25 a 29 de dezembro, a chuva retorna ao Paraná, São Paulo e centro-sul de Minas Gerais, inclusive no Triângulo Mineiro, com totais entre 30 mm e 40 mm em cinco dias.
Virada do ano
O padrão úmido persiste de 30 de dezembro a 3 de janeiro. Precipitações continuam em Minas Gerais e avançam para o centro-norte do estado. Espírito Santo e Paraná podem acumular mais de 100 mm no período.

Imagem: canalrural.com.br
Apesar de previsão de tempo mais quente e seco em partes de Matopiba, centro-sul do Pará e Mato Grosso, essas áreas ainda apresentam boa reserva hídrica, favorecendo manejo do solo e tratos fitossanitários no fim do ano.
Com informações de Canal Rural