Imagem destacada ZCAS leva até mm de chuva enquanto Sul chega a °C

ZCAS leva até 200 mm de chuva enquanto Sul chega a 40 °C

Tudo Sobre Roça
03/02/2026
Dólar (USD ➜ BRL) -- Atualizando…
Tempo agora
-- Selecione uma região

Início - Notícias e Tendências do Agro - ZCAS leva até 200 mm de chuva enquanto Sul chega a 40 °C

A colheita da soja avança sobre 11,4% da área cultivada no Brasil, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Mato Grosso lidera o ritmo, com 33% da área colhida, quase 20 pontos percentuais à frente do mesmo período de 2023. Segundo a Conab, a produtividade mato-grossense supera as estimativas iniciais graças a intervalos prolongados de tempo firme.

No Paraná, apenas 5% da área foi colhida, 13 pontos percentuais atrás do resultado do ano passado. O atraso é atribuído a chuvas intensas durante o ciclo e problemas no início do plantio. Agora, a redução das precipitações e o calor no oeste do estado e no interior de São Paulo aceleram o desenvolvimento das lavouras, podendo limitar o potencial produtivo.

Previsão de chuva e calor

A formação de um corredor de umidade, caracterizado pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), deve provocar entre 150 mm e 200 mm de chuva em Goiás e no leste de Mato Grosso até meados da próxima semana, interrompendo temporariamente a colheita nessas áreas. Em contrapartida, Mato Grosso do Sul deverá enfrentar cerca de dez dias de tempo seco, favorecendo o avanço das máquinas.

No Rio Grande do Sul, o déficit hídrico persiste e as temperaturas podem atingir 40 °C. A chegada de chuvas que aliviem o calor e reponham a umidade do solo é esperada somente entre 9 e 13 de fevereiro. Em Santa Catarina, a colheita segue em ritmo normal na faixa leste.

ZCAS leva até 200 mm de chuva enquanto Sul chega a 40 °C - Imagem do artigo original

Imagem: canalrural.com.br

Outras regiões

  • Matopiba – Acumulados de até 50 mm nos próximos cinco dias devem manter a umidade do solo sem prejudicar os trabalhos em campo.
  • Norte – Volumes próximos de 50 mm são previstos para Pará e Rondônia, favorecendo pastagens e a pecuária.
  • Risco de temporais – A ZCAS aumenta a possibilidade de vento forte e queda de granizo no interior do Paraná, sul de Mato Grosso do Sul e interior de Santa Catarina.
  • Petrolina (PE) – A região apresenta máximas de 36 °C nesta quinta-feira; a tendência é de queda para 30 °C até sábado com a chegada da umidade.

As condições climáticas apontam para um fevereiro marcado por fortes contrastes, com chuvas abundantes em parte do Centro-Oeste e calor extremo no Sul, exigindo atenção redobrada dos produtores durante a colheita.

Com informações de Canal Rural

Deixe Seu Comentário Abaixo

Sobre o Autor

Compartilhe com Amigos!

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba os melhores destaques da roça e do agro