Como podar plantas de tomate e pimenta tire o máximo da sua colheita!

Compartilhar

Como podar plantas de tomate e pimenta tire o máximo da sua colheita!

Se há um pequeno segredo que realmente faz uma enorme diferença na saúde, vitalidade e produção de suas plantas de tomate e pimenta – é saber quando e como podá-las.

Estamos certamente apaixonados por cultivar nossos tomates e pimentas. Não só adoramos comê-los frescos durante todo o verão, como também preservamos uma enorme quantidade para esconder em nossa despensa para o final do outono e inverno.

Desde molho de massa caseira, salsa, picante, marinara, molho de pizza, jalapenos cristalados, anéis de pimenta de banana e mostarda de pimenta quente, até sopas de pimenta gelada, legumes, tomate e pimenta recheada – cultivar uma colheita considerável é uma obrigação para nós.

E é exatamente por isso que podar nossas plantas de pimenta e tomate é imperdível. Como você verá abaixo, ajuda de tantas maneiras incríveis. E o melhor de tudo – é fácil de fazer!

Aqui está um olhar por que a poda é tão importante, e como podar suas pimentas e tomates para o sucesso:

Por que podar plantas de tomate & pimenta é importante

Como podar plantas de tomate e pimenta tire o máximo da sua colheita!

Então, exatamente o que significa podar suas plantas? E por que isso os ajuda tanto? Quando você ferve tudo, a poda permite que as plantas tenham mais ar, luz, água e nutrientes. Tudo isso permitindo que eles usem seus recursos limitados sobre o que mais importa – produzindo frutas!

Tanto para as plantas de tomate quanto para pimenta, a poda deve começar no fundo da planta. Permitir que caules e folhas cresçam no fundo ou perto do fundo do plano é uma receita para o desastre.

Para começar, caules densos, grossos e folhagens na base das plantas bloqueiam luz, ar e água. E tanto a luz quanto o ar são extremamente importantes para a saúde e o crescimento das plantas vegetais.

Uma melhor iluminação resulta no amadurecimento mais rápido das frutas. Também melhora o processo de fotossíntese, ajudando a converter mais da valiosa energia do sol para alimentar o crescimento da usina.

Quanto à melhora da circulação do ar, não só ajuda na melhor polinização, mas também fornece oxigênio muito necessário para as plantas. Ainda mais, um bom fluxo de ar ajuda a evitar que doenças, mofo e mofo tomem conta, impedindo que o excesso de umidade se aconteço.

Mais razões para podar – como podar plantas de tomate e pimenta

Os benefícios da poda da base não param por aí. A poda da área inferior da folhagem permite que a água atinja mais facilmente as áreas cruciais das áreas radiculares das plantas.

Quando uma planta é coberta de folhagens, infelizmente, ela derrama água longe das raízes quando chove ou você rega.

Mas ao abrir a área inferior, você melhora instantaneamente esse acesso. E melhor ainda, também permite facilitar a eliminação, fertilização, rega e colheita.

Mas remover esses ramos inferiores também ajuda muito com o controle de pragas. Galhos baixos que tocam o solo facilitam que os insetos subam a bordo para uma refeição.

Talvez até mais, eles podem facilitar para os esporos de doenças transmitidas pelo solo, como a praga do tomate, encontrar um caminho para suas plantas. E quando isso acontecer, você pode dizer adeus à sua colheita!

Por último, mas não menos importante, limpar o fundo das plantas permite que a planta gaste sua energia em novos galhos e mais flores, e não na manutenção das hastes e folhas de fundo improdutivas.

Como podar e quanto remover – como podar plantas de tomate e pimenta

Como podar plantas de tomate e pimenta tire o máximo da sua colheita!

O quanto você remove quando podar pimenta e plantas de tomate é determinado pelo tamanho e variedade da planta.

Nós cobrimos as especificidades da poda de tomate vs. planta de pimenta na próxima seção, mas em geral, você vai querer remover 6 a 10 polegadas da base de plantas menores determinantes. Para variedades maiores e indeterminadas, remover cerca de 12 a 18 polegadas é a melhor regra de ouro.

Uma coisa é certa, sempre use podas limpas e afiadas. Lâminas maçante podem facilmente cicatrizar e ferir plantas. Isso leva a usina a gastar ainda mais energia para curar o corte.

A limpeza também é importante. Limpe as lâminas com um lenço desinfetante ao ir de planta em planta. Tanto as plantas de tomate quanto de pimenta são notórias por carregar doenças. Mas manter as lâminas limpas pode parar a contaminação cruzada com facilidade.

Para nós, pequenos podadores de mão como os Fiskars mão pruner trabalham melhor. Eles permitem fácil acesso em áreas apertadas e dão um corte limpo. Uma última nota ao podar, certifique-se sempre de cortar para a haste, mas sem cortar ou cortar a haste principal. Mais uma vez – isso impede a usina de desperdiçar danos de cura de energia.

Agora vamos dar uma olhada nas especificidades das plantas de pimenta e tomates:

Adundo pimentas – como podar plantas de tomate e pimenta

Para a maioria das plantas de pimenta, geralmente removemos um total de 6″ a 10″ de crescimento do fundo das plantas. As plantas de pimenta tendem a ser um pouco menores que os tomates, por isso é necessário menos poda inferior.

É importante remover um pouco de cada vez do fundo à medida que a planta cresce e amadurece. Algumas semanas depois do transplante no chão, removemos o fundo de 3 a 4 polegadas de hastes.

Como ele continua a crescer nas semanas seguintes, voltaremos e cortaremos debaixo da planta para limpar a área para cerca de 6 a 8 polegadas. Raramente podamos quaisquer ramos superiores em nossas pimentas a menos que estejam danificados ou excessivamente indisciplinados.

Se o meio da sua planta ficar muito denso, você pode remover alguns ramos do meio para permitir mais luz. Novamente, com pimentas, menos é mais quando podar as seções média e superior.

Tomates de Poda – Como Podar Plantas de Tomate e Pimenta

Como podar plantas de tomate e pimenta tire o máximo da sua colheita!
Como podar plantas de tomate e pimenta tire o máximo da sua colheita!

Para plantas de tomate, o quanto você podar vai depender da variedade que você está podando. Para plantas menores e determinantes, removemos de 6 a 8 polegadas no mesmo método que nossas plantas de pimenta. Um pouco no início, e depois voltando enquanto eles crescem para remover o resto.

Mas para nossas grandes e indeterminadas plantas de tomate, removemos até 12″ a 18″ uma vez que a planta é totalmente cultivada. Para grandes variedades, comece removendo quaisquer ramos ou hastes que sejam de 6 polegadas ou abaixo.

À medida que continua a crescer, continue removendo mais da parte inferior até atingir os 12 a 18 polegadas completos de clareira na parte inferior. Ao contrário das pimentas, fazemos uma poda um pouco mais alta e média em nossas plantas de tomate.

Para nossas grandes relíquias, geralmente vamos superar as plantas com cerca de 6′ de altura. Isso os mantém em xeque com nossos suportes de tomate, mas também ajuda a manter a energia da planta focada na produção de mais flores, não folhagens.

Quanto às seções do meio, nós cortamos alguns ramos médios aqui e ali para permitir um pouco mais de luz e fluxo de ar. Tentamos selecionar galhos que tenham pouca fruta, ou mostrar sinais de amarelamento devido ao ser apertado.

Sugadores de poda – como podar plantas de tomate e pimenta

E quanto aos de tomate? são os minúsculos ramos v que brotam dos ramos principais dos tomates. Esses ramos renegados raramente produzem frutas.

Para muitos jardineiros, remover é imperdível. A teoria é que eles roubam a planta de nutrientes vitais e devem ser removidos. Para nós, removemos grandes como os vemos, mas em experimento após experimento em nosso jardim nos últimos 10 anos, nunca notamos diferença se a maioria fosse deixada em frente.

Nosso conselho – concentre seus esforços em podar as partes inferiores e manter ar e luz em suas plantas. Um brinde à poda de suas plantas de pimenta e tomate – e uma colheita de banners! Feliz Jardinagem.

Facebook Comments Box
Bruna Silva
Bruna Silva

Sou Blogueira, editora, professora e empreendedora digital, trabalho com internet a mais de 7 anos, principalmente na área de redação e produção de conteúdo, no seguimento agro agronegócio e etc.

Artigos: 552