Como usar o estrume de frango como fertilizante confira!

Compartilhar

Como usar o estrume de frango como fertilizante confira!

Estrume de frango é um excelente fertilizante para jardins grandes e pequenos. É rico em nutrientes que melhoram a saúde de suas plantas. Na verdade, é frequentemente referido como “ouro negro” pelos jardineiros devido à sua capacidade de dar às plantas um impulso significativo.

No entanto, selecionar o tipo correto de estrume de frango é essencial, assim como aplicá-lo corretamente. Vamos ver os diferentes tipos de estrume de aves e como envelheca-lo para melhores resultados. Também veremos como e quando aplicá-lo ao seu jardim.

Vamos pular direto para ele!

Estrume de frango ou aves

estrume de aves

Estrume de frango é um fertilizante orgânico derivado de galinhas. É tipicamente rico em nitrogênio e outros nutrientes, tornando-o um fertilizante eficaz para jardins, quintais e culturas. Uma estimativa coloca o nível de nitrogênio e fósforo em estrume de frango em duas vezes o de outros estrumes agrícolas.

De fato, tornou-se um fertilizante popular tanto para jardins domésticos quanto para fazendas comerciais, pois pode melhorar o crescimento e a produtividade das plantas.

O estrume avícola também é relativamente fácil de obter, dada a onipresença das galinhas na maioria dos lugares. No entanto, o estrume de frango também pode conter bactérias prejudiciais, e você deve usá-lo com cautela.

Embora tenha uma ampla gama de usos, o estrume das galinhas apresenta preocupações ambientais se não for bem gerenciado.

Libera metano ao se decompor, um potente gás de efeito estufa. Como resultado, os criadores de frangos devem evitar as emissões de metano de suas fazendas. Uma maneira de fazer isso é coletar o estrume em digestores anaeróbicos, que quebram o estrume sem emitir metano na atmosfera.

Quando usado corretamente, o estrume de frango é garantido para melhorar a saúde de suas plantas.

Relacionado: Dicas de economia de água para jardinagem ambientalmente responsável

Tipos de estrume de frango

Existem dois tipos principais de estrume de aves: fresco e envelhecido. O estrume de frango fresco é rico em nitrogênio e amônia e pode queimar plantas se não for usado corretamente. O estrume de frango envelhecido é menor em nitrogênio, mas ainda contém outros nutrientes vitais.

Ao usar estrume de frango como fertilizante, selecionar o tipo certo para suas plantas é fundamental.

Se você planeja usar estrume de frango fresco, adubo ou envelheca primeiro. Isso reduz a quantidade de amônia e torna mais seguro para suas plantas. Você pode aplicar estrume de frango envelhecido diretamente ao seu jardim se você planeja usar estrume de frango envelhecido.

Também é fundamental saber quanto estrume de frango usar. Muito pode danificar suas plantas. Use uma pequena quantidade e, em seguida, aumente-a gradualmente à medida que suas plantas se acostumarem.

Estrume de aves ensacadas

Estrume de frango normalmente vem em sacos que você pode comprar na loja. Esta variedade comercialmente processada foi seca e pulverizada ou pelleted. O estrume seco é mais concentrado do que o estrume de frango fresco, que é mais de 75% de água.

O estrume de aves secas é geralmente esterilizado e livre de odor, ao contrário do estrume fresco, que é fedido e pode conter patógenos nocivos como Salmonella e E.Coli.

Antes de aplicá-lo em seu jardim, você deve primeira idade ou adubo de estrume fresco de galinhas.

Como envelhecer estrume de aves

como envelhecer estrume de frango

O estrume de aves de capoeira destroe patógenos nocivos e reduz o teor de amônia tornando-o mais seguro para você e seu jardim.

Há duas maneiras de fazer isso.

Primeiro, você pode simplesmente deixar o estrume em uma pilha e deixá-lo se decompor com o tempo. No entanto, esse processo leva vários meses; você pode querer planejar com antecedência.

A segunda maneira mais fácil é adubar o estrume em uma pilha. O processo é mais rápido e produz fertilizantes de maior qualidade e mais seguros.

Relacionado: Pátio Farmer: O Mundo da Jardinagem de Contêineres

Como? A maioria dos patógenos para de se reproduzir a 140-160 graus Fahrenheit (60-70 graus Celsius). Essa temperatura é facilmente alcançada dentro de uma pilha de adubo.

Misture o estrume do frango com outros materiais orgânicos, como folhas ou recortes de grama para adubo de frango. A proporção de estrume para outros materiais deve ser de cerca de um terço do estrume de frango para dois terços outros.

Gire a pilha de adubo regularmente para introduzir oxigênio e acelerar a decomposição. Na quinta ou sexta semana, seu estrume de frango deve ser mais seco, leve e compacto. Quando aplicados em seu jardim, os nutrientes terão estabilizado o suficiente para garantir uma liberação lenta.

Mantenha a pilha de adubo longe do seu jardim e outras áreas de alto tráfego para evitar odores e contaminação do escoamento. Você também deve considerar proteger sua pilha dos elementos, pois eles poderiam introduzir mais umidade na pilha.

Aplicação de estrume de frango: como e quando

O estrume de frango pode ser aplicado de duas maneiras: como um curativo lateral ou como um chá de adubo.

O curativo lateral é quando o estrume é aplicado diretamente no solo ao redor da base das plantas. Este método é o melhor para plantas estabelecidas que já estão crescendo bem. Para plantas jovens ou mudas, experimente um chá de adubo.

O chá de adubo é feito por estrume de frango em água, que então inguas os nutrientes. O chá é então regado ao solo, fornecendo uma dose suave de nutrientes que não prejudicarão as plantas jovens.

Ensacado vs. Estrume de frango composto

O tipo de estrume de frango determina sua aplicação.

Você pode aplicar estrume ensacado a qualquer momento. Árvores, arbustos e outros evergreens são geralmente fertilizados na primavera. Flores e legumes também são fertilizados na primavera e muitas vezes durante a estação de cultivo. Leia o rótulo de estrume para obter quantidades específicas.

Relacionado: Controvérsia da lixeira verde de Toronto: composto indo para o lixo

Em contrapartida, você só deve aplicar estrume composto pelo menos 90-120 dias antes da colheita para plantas sem contato terrestre (tomate, feijão) e plantas com contato terrestre (morangos, vegetais radiculares), respectivamente.

Isso funciona até o final do inverno ou início da primavera para a maioria dos locais. Quarenta e cinco quilos de estrume composto envelhecido é suficiente para pelo menos 100 metros quadrados. Use sempre luvas ao manusear estrume de frango e misture-o uniformemente no chão.

Prós e Contras do Estrume de Frango

prós e contras de estrume de frango

O lixo de aves é uma excelente fonte de nutrientes para as plantas. É rico em nitrogênio, fósforo e potássio, essencial para o crescimento das plantas.

O estrume avícola também contém uma variedade de outros minerais que melhoram a saúde do solo. O alto teor orgânico de estrume de frango ajuda a melhorar a aeração e a drenagem do solo, enquanto o baixo nível de sais impede que o solo fique encharcado.

É relativamente fácil de obter e pode ser usado fresco ou composto. Ele se quebra rapidamente no solo, liberando seus nutrientes dentro de algumas semanas.

Dito isto, o lixo de galinha também pode ser fedido e conter altos níveis de amônia e patógenos nocivos. Adubo corretamente antes de usá-lo em seu jardim; caso contrário, você corre o risco de sobrecarregar suas plantas com muita amônia.

Conclusão

Usar estrume de frango como fertilizante é uma excelente maneira de dar às suas plantas os nutrientes necessários para prosperar. Apenas certifique-se de adubá-lo corretamente primeiro!

Quais são suas experiências usando estrume de aves como fertilizante em seu jardim? Por favor, compartilhe na seção de comentários abaixo.

Veja também outros artigos:

Como criar galinhas Os segredos simples para um grande rebanho no quintal!

Como preparar suas galinhas para o inverno

Confira também Dicas sobre receitas deliciosas feita com frutas da jaca.

Como plantar coentro em vaso? Cuidados e dicas Simples

Como Cultivar Alho-Poró Passo a Passo Confira!

Facebook Comments Box
Bruna Silva
Bruna Silva

Sou Blogueira, editora, professora e empreendedora digital, trabalho com internet a mais de 7 anos, principalmente na área de redação e produção de conteúdo, no seguimento agro agronegócio e etc.

Artigos: 553