Cultivando Morangos em Sarjetas Confira!

Compartilhar

Cultivando Morangos em Sarjetas Confira!

Marlene perguntou:

Já vi fotos de morangos cultivados em calhas. Eu acho que as pessoas estão cultivando morangos em calhas então eles estão fora do chão para que a chuva e o solo não apodreçam eles. Eles são mais limpos e estão lindos. Você tem alguma informação sobre este método? Quero transplantar meus morangos para este sistema. Eles não fazem tão bem quando estão no chão.

Minhas velhas camas levantadas, a madeira apodreceu e eu preciso movê-las em breve. Além disso, eu tenho os morangos com os corredores. Se eu fizer isso em uma estrutura “A” eu cortaria os corredores fora. Coloque uma sarjeta no topo do “A” e duas calhas pelos lados do “A” e assim por diante.

Você já viu isso feito? Eu realmente gostaria de experimentá-lo para este verão. Como eu lidaria com as plantas durante o inverno. Desmontar a estrutura e guardar as plantas no meu porão? Eu gostaria de salvá-los de alguma forma para o próximo ano.

Mão jardineiro segurando morangos maduros crescendo na sarjeta

Obrigado por qualquer conselho ou artigos que você pode me enviar sobre o assunto. Além disso, eu vi uvas cultivadas sobre um canil de cachorro velho. Funcionou muito bem. As uvas cresceram em cima e estavam no canil onde os pássaros não conseguiam pegá-las. Estava ótimo. Estou tentando conseguir mais morangos, e com toda a chuva que tivemos no ano passado durante o verão. Eles não foram tão bem.

Resposta para: Cultivando plantas de morango em calhas?

Marlene,
cultivar morangos nas calhas é definitivamente uma maneira viável de cultivar morangos. Há desafios específicos, no entanto. Há muitas pessoas postando fotos de seus sistemas de sarjeta para cultivar morangos na internet. Você provavelmente já viu alguns desses. Existem vários benefícios para o uso de calhas, e várias desvantagens. Para melhor responder à sua pergunta, acho que várias áreas devem ser discutidas.

Benefícios do cultivo de plantas de morango em calhas

Morangos maduros pendurados na sarjeta de metal

Há definitivamente benefícios para o cultivo de morangos em calhas. Como você mencionou, ter as plantas de morango levantadas do chão ajuda a mantê-las limpas, o que é um grande benefício. Aqui estão os principais benefícios do cultivo de plantas de morango em calhas:

1. Minimizar o contato com o solo

As plantas de morango são pequenas. Eles não têm hastes lenhosas, então seu crescimento geralmente é de apenas cerca de 12 a 18 polegadas no máximo. As treliças de frutas que têm as flores (e eventualmente morangos) são muitas vezes um pouco mais curtas e sombreadas pelo dossel de folhas de morango.

Estas treliças de frutas também não são amadeiradas. Quando os morangos começam a crescer e amadurecer, eles são muito pesados para as treliças de frutas para suportar. Eles acabam dobrando a treliça até que as frutas repousam no solo. Essa é uma das razões pelas quais a palha é usada em camas tradicionais de morango: para manter as frutas longe do solo.

O solo pode abrigar fungos patogênicos e outros rastejantes assustadores que podem infectar ou infestar seu plantio de morango. Então, manter morangos longe da sujeira é importante. Além disso, a chuva pode espirrar solo lamacento em morangos e contaminá-los dessa forma. O uso de sistemas de sarjeta minimiza esse risco.

2. Torne a colheita de morango mais fácil

Uma vez que as plantas de morango são curtas, a colheita regular requer muita dobra ou ajoelhamento. Essa é uma receita para dores nas costas e joelhos doloridos. A maioria dos sistemas de sarjeta coloca a altura das calhas para minimizar a tensão no corpo durante a colheita. Então, cultivar morangos em calhas é uma ótima ideia para pessoas com problemas nas costas e joelhos. É importante, no entanto, ter isso em mente ao projetar ou escolher um sistema de sarjeta.

3. Morangos cultivados em calhas são fáceis de proteger

Os humanos não são as únicas criaturas que adoram mordiscar morangos. Coelhos, guaxinins, gambás, e especialmente pássaros de todos os tipos (perus e corvos podem fazer um número sobre eles) todos representam uma ameaça. Embora nenhum sistema de proteção a não ser uma estufa trancada mantenha um animal faminto à distância, cultivar morangos em calhas facilita a proteção de plantas de morango em alguns aspectos.

Os pássaros representam a maior ameaça aos morangos na maioria dos lugares. Uma vez que eles encontram uma cama de morango, eles voltam vária e mais como se fosse seu próprio alimentador de pássaros pessoal. Sistemas de sarjetas de quadro a, sistemas montados na parede, sistemas de PVC e outros sistemas baseados em cocho são geralmente muito favoráveis à cobertura com redes de pássaros.

A rede de pássaros geralmente mantém os pássaros longe e torna muito mais desagradável para coelhos e outros bichos tentar em seus morangos, especialmente quando eles estão fora do chão.

4. Cultivar morangos em calhas facilita a manutenção

Assim como escolher é mais fácil com a maioria dos sistemas de sarjeta, cultivar morangos em calhas permite facilidade durante certas tarefas de manutenção. Cortar flores do primeiro ano é mais fácil, cortar corredores é mais fácil, e as tarefas de renovação que ainda são aplicáveis para sistemas de sarjeta geralmente são mais fáceis também.

5. Morangos de sarjeta são sistemas muito flexíveis

Provavelmente o maior benefício é sua capacidade de se adaptar a praticamente qualquer situação ou ambiente. Devido à crescente utilização de sistemas de sarjetas, dediquei uma seção inteira à flexibilidade dos sistemas de morango da sarjeta abaixo. Mas primeiro: as desvantagens…

Desvantagens do cultivo de morangos em calhas

Sarjeta com plantas de morango penduradas na parede

Há muitos benefícios para o cultivo de morangos em calhas. Mas nem tudo são vinho e rosas. Há algumas desvantagens significativas para o cultivo de morangos em calhas também. Aqui estão os principais desafios que você provavelmente enfrentará se decidir “ir sarjeta”.

1. Problemas hídricos

As pessoas geralmente plantam morangos em calhas que são niveladas e têm tampas finais. Isso muitas vezes resultará em morte de morango devido à falta de drenagem suficiente e/ou infecção fúngica patogênica. Para minimizar isso, uma inclinação de aproximadamente 7% deve ser construída na construção e/ou orifícios de drenagem devem ser colocados para evitar que as calhas se encham com água para saturação.

Além disso, pode ser mais difícil manter os níveis de água adequados, pois as calhas são geralmente mais expostas. Isso pode resultar na secagem do solo mais rapidamente. E, umidade suficiente vai matar as plantas tão certo quanto muito vai.

2. Problemas de isolamento

Plantas de morango plantadas no solo têm raízes bem isoladas. Muitos pés de solo contíguo horizontal e para baixo protegem as plantas de mudanças rápidas de temperatura e dos extremos do inverno e do verão. Morangos plantados em sarjetas não têm tal isolamento natural. Consequentemente, o solo pode ficar muito quente no verão em muitos lugares e muito frio no inverno.

Assim, manter as raízes frias o suficiente para produzir uma boa safra de morangos pode representar um problema para morangos plantados em calhas. E, especialmente em Zonas mais frias que a Zona 6, o isolamento extra será quase certamente necessário durante os meses de inverno para evitar que as raízes e coroas congelem e morram.

Durante os invernos, você pode trazer as calhas para uma garagem nãoaquecida para proteção extra. Se um porão não é aquecido também, provavelmente funcionaria durante os meses mais frios também, mas precisa ser frio o suficiente para manter as plantas em dormência.

Você deve regar as plantas regularmente para garantir que o solo não seque completamente enquanto estiverem sob cobertura, no entanto. Outra opção para aqueles com jardas ou espaço terrestre que podem ser utilizados para cavar trincheiras de sarjeta e sarjeta na sujeira, em seguida, colocar as calhas neles, substituir o solo ao redor das calhas para isolamento, em seguida, mulch com palha limpa.

Na primavera, basta remover a palha, tirar as calhas e rearvoá-las onde quer que estivessem durante a estação de cultivo anterior.

Se ambos não forem uma opção, as calhas devem ser embrulhadas com um material isolante para protegê-las. O material provavelmente terá que ser removido periodicamente para regar as plantas e, em seguida, reaplicado.

3. Problemas de crescimento/raiz

As raízes de morango podem crescer até 12 polegadas nas condições certas. Mesmo em solos pobres ou pesados, eles geralmente crescerão para baixo 6 polegadas. Muitos tipos de calhas têm menos de 6 polegadas de profundidade e menos de 6 polegadas de largura.

Enquanto a maioria das raízes de morango crescem no topo de 3-4 polegadas de solo, o resto das raízes contribuem significativamente para o crescimento da planta e a produção de morango. Ao restringir a área raiz ao tamanho da sarjeta utilizada, muitos sistemas de sarjeta limitam inadvertidamente o crescimento da planta e a produção de morango.

4. Problemas de temperatura

O problema de isolamento mencionado acima é semelhante a este. Morangos são temperados por natureza e precisam de raízes mais frias para produzir bem. Elevar plantas em calhas pode fazê-las superaquecer nos verões e morrer ou não produzir morangos.

Da mesma forma, o solo aquecido prematuramente no final do inverno ou início da primavera pode induzir as plantas a deixar a dormência muito cedo e, em seguida, sofrer lesões frias com mudanças bruscas e rápidas de temperatura para baixo.

5. Problemas perenes

Plantas de morango são perenes por natureza. Os problemas primários acima afetam a facilidade com que um jardineiro pode apreciá-los ano após ano.

Além disso, as plantas de morango têm um período produtivo de cerca de 4 anos. Para maximizar a produção a cada ano, utilizar as plantas corredoras produzidas a cada ano é uma boa ideia. Enraizar e transplantá-los ajuda a manter os morangos chegando a cada ano. Este processo é simplesmente mais difícil quando você cultiva morangos em calhas.

Flexibilidade dos Sistemas de Morango da Sarjeta

Frutas de morango não maduras penduradas na planta da sarjeta

Como mencionado acima, cultivar morangos em calhas é uma ótima opção para pessoas com espaço limitado ou sem solo disponível. Os sistemas de sarjeta proliferaram em ambientes urbanos, jardins no telhado e jardins de deck/pátio/varanda em todo o mundo.

Literalmente, os locais para jardins de sarjetas são quase ilimitados. Qualquer lugar que você pode afixar uma sarjeta pode ser um local de cultivo de morango. Calhas podem ser pregadas em paredes de celeiros de lado ensolarado, construídas em molduras verticais ou A, ou quase em qualquer outro lugar.

Os sistemas podem ser adaptados e modificados para se adequarem praticamente a qualquer visão ou desejo!

Cultivo de Morangos em Calhas: Conclusão

Obviamente, cultivar morangos em calhas é uma ótima opção para muita gente. Caso contrário, eles não fariam isso. Mas não é sem desafios também. Com o planejamento adequado e a execução de um bom sistema de sarjeta, grandes colheitas podem ser obtidas. Mas não são apenas sistemas de plantas e esquecimentos.

Eles precisam de monitoramento, assim como camas de morango no solo fazem. E, os desafios específicos que você pode encontrar ao cultivar morangos em calhas normalmente significam que o processo de monitoramento é um pouco mais envolvido e frequente.

Mas, se você está pronto para o desafio, pode ser muito gratificante colher morangos maduros com o mínimo de esforço de colheita! Então, boa sorte! E, se você quiser mais dicas.

Esta é uma pergunta submetida a StrawberryPlants.org por um leitor. Consulte a FAQ de Morango para mais perguntas e respostas.

Saiba tudo sobre o cultivo de morangos do Manual mestre de morango, também não se esqueça de me seguir no Pinterest e Facebook para ficar atualizado com tudo que eu postar. Também temos um grupo de jardinagem de morango no Facebook! Sinta-se livre para participar.
Facebook Comments Box
Bruna Silva
Bruna Silva

Sou Blogueira, editora, professora e empreendedora digital, trabalho com internet a mais de 7 anos, principalmente na área de redação e produção de conteúdo, no seguimento agro agronegócio e etc.

Artigos: 552