Como cultivar caju – tudo o que você precisa saber sobre cajueiros

Compartilhar

Como cultivar caju – tudo o que você precisa saber sobre cajueiros

Nenhuma despensa está completa sem uma variedade de nozes salgadas. Mas você tem alguma ideia de onde, digamos, cajus realmente vêm? Cajus crescem em árvores tropicais e sempre verdes da espécie Anacardium occidentale.

Poucas pessoas sabem que o que pensamos como um caju é apenas parte da fruta da árvore! A outra porção é conhecida como uma maçã de caju (e também é comestível). Além disso, “nozes” de caju nem são verdadeiras nozes.

Em vez disso, eles são um tipo de fruta chamada drupe. Outros drupes incluem cerejas, azeitonas e pêssegos. Nozes ou não, cajus são inegavelmente deliciosos. Então, por que não aprender a cultivar cajus?

É mais fácil do que você pensa! Mas também há muitas razões para continuar recebendo seus cajus do supermercado local.

como cultivar cajus em casa

Como cultivar cajus em casa

Todos os cajueiros pertencem à espécie Anacardium occidentale. Mas dentro desta espécie há várias cultivares e variedades.

A maioria das cultivares só está disponível para pomares comerciais — essas árvores de caju foram criadas seletivamente para qualidades como tamanho de frutas e sabor. Jardineiros domésticos interessados em cultivar cajus geralmente começam com uma semente de mudas de origem genética desconhecida.

Para obter os melhores resultados, plante cajus no início da estação chuvosa da sua área. Coloque sementes ou árvores jovens em um local que receba chuvas leves ou moderadas para evitar o excesso de água.

De Sementes

de sementes

Você não pode cultivar uma árvore plantando um caju assado e salgado do supermercado. Você pode, no entanto, comprar castanhas de caju cruas (sementes) para o plantio.

Dica Pro: Use sempre luvas de jardinagem longas ao manusear sementes de caju cruas.

Os cajus destinados ao plantio deveriam ter sido colhidos nos últimos 4 meses. Deixe as sementes recém-colhidas secarem ao sol por vários dias.

Antes do plantio, mergulhe a semente na água durante a noite para estratificação. As sementes de caju mais viáveis germinam dentro de 3 semanas.

As cajueiros a partir de sementes podem levar até 5 anos para produzir qualquer fruta.

De Mudas

de mudas

Alternativamente, você pode começar uma árvore de caju plantando uma muda. Árvores cultivadas a partir de mudas geralmente produzem frutos dentro de 2 a 3 anos.

Cuidados com cajueiros

cuidado com caju

Cajueiros são relativamente incomuns em grande parte do mundo porque exigem um ambiente muito específico para crescer. Quando essas necessidades são atendidas, no entanto, as cajueiros são conhecidas por crescerem como as moças!

Clima

A maior barreira para o cultivo de cajus é o clima. Os cajueiros são nativos do Brasil, e quase todos os pomares de caju — tanto privados quanto comerciais — estão localizados nos trópicos.

Cajueiros podem tecnicamente sobreviver a qualquer lugar que não experimente geada. O ideal é que a temperatura fique acima de 50°F durante todo o ano. Evite temperaturas extremamente altas acima de 105°F também.

Nos Estados Unidos, as cajueiros são consideradas resistentes nas zonas 10 e 11 do USDA. Eles podem sobreviver em partes da zona 9 com proteção adequada para o inverno.

Solo

Como a maioria das plantas, as árvores de caju precisam de solo bem drenante para prosperar. Se possível, plante sua árvore de caju em solo arenoso. Evite o solo rico em argila ou matéria orgânica densa.

As cajueiros preferem o solo com um pH ligeiramente ácido de aproximadamente 6,0. Você pode usar um simples kit de teste de solo para determinar o nível de pH do seu jardim e alterá-lo se necessário.

Água

Uma vez que os cajueiros são naturalmente resistentes à seca, é importante não sobreaquá-la. O plantio em solo arenoso e de drenagem rápida diminuirá o risco de afogar seu cajueiro.

As necessidades de irrigação do seu cajueiro mudarão com a estação. Normalmente, a rega suplementar só é necessária durante longos períodos sem chuva.

Para cajueiros cultivados sob cobertura ou dentro de casa, a água periodicamente quando o solo ao redor da árvore está completamente seco.

Luz

Cajueiros são plantas de sol total. Coloque seu caju em algum lugar que receberá pelo menos 6 horas de sol brilhante e sem filtro todos os dias.

A luz insuficiente pode não matar sua árvore de caju. No entanto, pode afetar severamente a quantidade de frutas produzidas em uma estação.

Fertilizante

Fertilize ao longo da estação de cultivo usando uma fórmula rica em nitrogênio e fósforo. Idealmente, você deve aplicar um fertilizante de liberação lenta (como uma fórmula granular) a cada dois meses de acordo com as instruções do fabricante.

Cajueiros são propensos a deficiências de zinco. Monitore o solo ao redor da árvore e suplementa conforme necessário se ele mostrar sinais de deficiência nutricional.

Controlo de pragas

Ao cultivar cajus ao ar livre, fique atento a pragas comuns como borers, thrips e mosquitos de chá.

Borers túnel através da casca, raízes, e fruto de cajus. Esses túneis danificam severamente a estrutura da árvore e podem arruinar a maçã de caju e a castanha antes de serem colhidas.

Thrips têm como alvo as partes inferiores das folhas de caju. Mosquitos de chá sugam seiva de todas as partes do cajueiro, deixando para trás bolhas no local.

Todas essas pragas podem ser efetivamente controladas com inseticidas. Uma vez que infestações de borer severos são quase impossíveis de reverter, tratamentos preventivos podem ser necessários.

Doenças

Cajueiros são suscetíveis a várias doenças fúngicas e bacterianas. Garantir que seu cajueiro tenha drenagem adequada e que as folhas permaneçam secas pode ir longe na prevenção da propagação da doença.

Monitore sinais de infecções como amarelamento, folhas de enrolamento, queda excessiva de folhas e die-back.

Se forem detectados danos fúngicos ou bacterianos, remova todos os ramos afetados (o descarte adequado pode envolver a queima de matéria vegetal doente ou transportá-la para fora do local). Fungicidas também são altamente eficazes contra doenças de caju selecionadas.

Embora essas doenças possam se espalhar rapidamente em áreas onde os cajus são cultivados em pomares de grande escala, jardineiros domésticos com apenas uma ou duas árvores podem ter mais facilidade em controlá-los.

Ao comprar mudas de caju jovens, inspecione as árvores cuidadosamente em busca de sinais de infecções fúngicas ou bacterianas.

Poda

Você pode podar sua árvore de caju para manter seu tamanho e forma gerais. Este tipo de poda é mais eficaz quando as árvores são jovens.

No entanto, o principal papel da poda no cultivo de caju é remover galhos danificados ou estruturalmente insalubres.

Polinização

Cajueiros são considerados auto-férteis, mas não auto-polinizações.

Simplificando, isso significa que você só precisa ter uma árvore de caju para produzir frutas. Mas os polinizadores ainda precisam pegar o pólen de uma flor de caju na sua árvore e depositá-lo em outra.

Insetos, pássaros e o vento farão a maior parte do trabalho para cajueiros cultivados na paisagem. A polinização manual também é uma opção.

Colheita

As nozes geralmente estão prontas para colher cerca de 2 meses depois que as maçãs do caju começam a se formar. Você também pode esperar que as castanhas de caju caiam da árvore por conta própria.

Frutas de caju começam verde brilhante. Castanhas maduras têm uma aparência cinza. Você também notará que as maçãs assumem uma cor vermelha ou rosa quando estiverem prontas.

Dica Pro: Usar luvas grossas e mangas compridas irá protegê-lo da exposição acidental ao óleo cáustico em castanhas de caju cruas durante o processo de colheita.

As frutas colhidas devem ser divididas torcendo as nozes das maçãs do caju. Castanhas de caju não processadas podem ser armazenadas por até 2 anos. As maçãs devem ser usadas prontamente.

Por que você nunca deve consumir caju cru

por que você nunca deve consumir cajus crus

Dado o ambiente certo, cajueiros são surpreendentemente fáceis de cultivar. Colher os frutos do seu trabalho não é tão simples.

Tanto a castanha de caju quanto a maçã são comestíveis. No entanto, a porca é cercada por uma casca dura e não comestível e uma camada de óleo cáustico que queimará a pele, os olhos e os pulmões (se inalado). Este óleo, chamado urushiol, é tão potente que a proteção manual é aconselhada sempre que você lida com frutas cruas de caju.

Como processar com segurança castanhas de caju

As castanhas de caju não podem ser comidas até serem completamente limpas e assadas. As nozes de várias árvores de caju podem ser enviadas para um centro de processamento especial após a colheita.

Se você quiser utilizar as nozes de apenas uma ou duas árvores, no entanto, pode ser necessário processá-las em casa:

  1. Use roupas protetoras o tempo todo ao manusear castanhas cruas de caju. Luvas grossas e mangas compridas são imperdívels absolutas. Os óculos de segurança também são altamente recomendados durante o processo de limpeza e torra.
  2. Se necessário, separe as castanhas de caju das maçãs. Não tente quebrar as conchas externas de castanhas de caju cruas.
  3. Deixe as castanhas de caju se espalharem ao sol por vários dias. Isso ajudará a secar alguns dos óleos perigosos na concha.
  4. Coloque castanhas de caju em uma panela de uso único. Cubra as porcas com uma tampa segura ou uma camada grossa de areia para parar de espirrar óleo.
  5. Assar castanhas de caju cobertas ao ar livre, em uma área bem ventilada por 20 minutos a aproximadamente 375°F.
  6. Quebre as conchas e descarte-as. Reserve a carne de caju encontrada dentro.
  7. Lave a carne de caju com água e sabão para remover qualquer óleo restante. Certifique-se de usar proteção manual.
  8. Asse a carne de caju em óleo de cozimento por 5 minutos antes de servi-la ou armazená-la para consumo posterior.

Você pode cultivar cajus dentro de casa?

Cajueiros podem ser cultivados dentro de casa assumindo que todas as suas necessidades estão sendo atendidas. Isso significa que você precisará de um recipiente grande, bem como uma janela brilhante e desobstruída para fornecer luz solar adequada.

Comece jovens cajueiros em um contêiner de 10 a 20 litros. Use um solo arenoso que drena muito bem.

Dica Pro: É uma boa ideia colocar seu caju em vasos em um caddy de planta rolando. Isso tornará muito mais fácil mover a árvore em seu recipiente.

Cajueiros tendem a se adaptar ao tamanho de seus recipientes. No entanto, a poda leve ajudará a manter a árvore em um tamanho e forma gerenciáveis.

Se você quer que sua árvore de caju interior produza frutas, você precisará espalhar pólen entre as flores. Na ausência de polinizadores naturais, uma árvore de caju não fertilizará suas próprias flores.

Mais fatos da árvore de caju

mais fatos cajueiro

Mesmo que cultivar uma árvore de caju não esteja nas cartas, é esclarecedor aprender sobre os envolvidos na colheita de castanhas de caju. Aqui estão alguns fatos mais interessantes que você deve saber sobre a árvore de caju e seus frutos:

  • A maçã de caju que se forma acima da castanha não é realmente uma fruta (pelo menos, em termos botânicos). Em vez disso, é feito de tecido caule inchado.
  • Cajueiros pertencem à mesma família que as daninhas nocivas como hera venenosa, sumac venenoso e carvalho venenoso. O óleo cáustico encontrado em cajus, urushiol, é também o que dá a essas plantas suas reputações precipitadas.
  • Cajueiros acompanham as estações pela quantidade de umidade. Enquanto os cajus normalmente são frutos no inverno, os ataques de seca podem desencadear a produção de frutas a qualquer momento durante o ano!
  • Ao contrário das nozes, as maçãs de caju são perfeitamente seguras para comer imediatamente após a colheita. As maçãs podem ser comidas cruas, transformadas em geleia, ou até mesmo fermentadas para criar álcool.
  • Cajus vendidos no supermercado podem custar um pouco mais do que outras nozes. Este prêmio ajuda a cobrir o longo e potencialmente perigoso processo necessário para tornar os cajus crus seguros para comer!

Você também pode gostar:

Folhas de pepino amarelas como resolver esse problema

Facebook Comments Box
Bruna Silva
Bruna Silva

Sou Blogueira, editora, professora e empreendedora digital, trabalho com internet a mais de 7 anos, principalmente na área de redação e produção de conteúdo, no seguimento agro agronegócio e etc.

Artigos: 553