Um guia simples passo a passo para plantar alecrim

Compartilhar

Um guia simples passo a passo para plantar alecrim

Com seu agradável aroma de pinho e bela folhagem verde escura com partes inferiores verde-prateadas. Contudo, o alecrim é um must-have para todo e qualquer jardim.

Portanto, como membro da família das mentas, o alecrim (Rosmarinus Officinalis) vem em variedades verticais e rasteiras, e é super fácil de cultivar.

No entanto, pequenas flores azul-púrpura, rosa ou brancas aparecem agrupadas ao longo dos galhos no final da primavera até o início do verão. Ou seja, cresce igualmente bem em canteiros ou em vasos em seu deck, pátio ou varanda.

Nativo do Mediterrâneo, o alecrim é tolerante à seca uma vez estabelecido.  é um arbusto perene, que pode atingir até seis pés de altura e quatro pés de largura, dependendo da variedade.

Portanto, nas partes mais frias do país, você pode trazer seu alecrim para dentro de casa para o inverno antes que as temperaturas noturnas caiam. Basta colocá-lo novamente na próxima primavera, quando todo o perigo de geada tiver passado!

Agora que você está convencido de que precisa dele em seu jardim, descubra tudo o mais que você precisa saber sobre como cultivar alecrim abaixo.

Um guia passo a passo para plantar alecrim: Como cultivar e cuidar de alecrim

Ou seja, o alecrim pode ser cultivado a partir de sementes. No entanto, se você tiver muita paciência porque a germinação é duvidosa e pode levar até um mês. Mas é mais fácil comprar uma planta pequena, que crescerá rapidamente, especialmente nas condições certas.

Um guia passo a passo para plantar alecrim: Preferências de exposição e clima

No entanto, para começar, o alecrim adora sol e muito. Precisa de pelo menos 6 horas de luz solar direta por dia. Portanto, ele desenvolverá um crescimento fraco e fino se você tentar cultivá-lo na sombra. Alecrim não se importa com o calor, embora possa ficar com oídio se estiver particularmente úmido ou chuvoso. Portanto, geralmente não mata a planta, apenas não use nenhum ramo afetado para cozinhar. Contudo, para prevenir doenças, tente dar bastante boa circulação de ar ao redor da planta.

Um guia passo a passo para plantar alecrim: Condições do solo

Contudo, no que diz respeito ao solo, o alecrim tolera solos pobres e prospera em tipos arenosos semelhantes à sua área nativa. Portanto, se você tiver argila pesada, cultive-a em vasos.

No entanto, um vaso de terracota não esmaltado é uma ótima opção porque o excesso de umidade pode evaporar.

Além disso, certifique-se de que qualquer recipiente tenha um orifício de drenagem, pois nenhuma planta gosta de pés encharcados.

Necessidades de Rega e Fertilizantes

Embora o alecrim prefira o solo no lado seco, regue sua planta a cada poucos dias se não houver chuva. Portanto, dentro de casa, deixe secar um pouco antes de regar novamente. Contudo, enfie o dedo no vaso e, se o solo grudar nele, espere mais um ou dois dias para verificar novamente.

Além disso, o alecrim não é um alimentador pesado, então você realmente não precisa alimentá-lo como outras plantas de jardim. Se cultivado no solo em um clima quente, você pode adicionar um pouco de composto a cada primavera, se quiser. Por outro lado, você provavelmente descobrirá que o alecrim em vaso cresce vigorosamente sem nenhuma ajuda sua.

Cultivando alecrim dentro de casa

Se você não tem muito espaço ao ar livre e está se perguntando se pode cultivar alecrim dentro de casa, a resposta é absolutamente retumbante! Sendo assim, na verdade é tão simples quanto seguir as mesmas dicas para cultivar alecrim ao ar livre.

Portanto, o maior desafio é garantir que ele receba luz suficiente. Portanto, mantenha-o em uma janela brilhante voltada para o leste, oeste ou sul, ou use uma luz de cultivo.

Luz insuficiente fará com que sua planta de alecrim desenvolva um crescimento fraco e deixe cair as folhas.

Um guia passo a passo para plantar alecrim: Como colher seu alecrim

O alecrim é incrível quando usado em formas frescas e secas. Ou seja, basta cortar um pedaço de alguns centímetros de comprimento para uso, como papeis DIY ou exibidos em um vaso.

Sendo assim ao longo do ano, colha em diferentes partes da planta para incentivar a ramificação em toda a volta.

Contudo, se estiver secando para uso posterior, amarre alguns galhos, pendure de cabeça para baixo fora da luz solar direta e deixe secar ao ar.

Sendo assim, esfregue os galhos suavemente com a ponta dos dedos para remover as folhas depois de secas e guarde-as em um frasco de vidro com tampa ou no freezer.

No entanto, para plantas maduras em climas quentes, você pode moldá-las com uma poda suave para manter sua forma de globo. A poda também ajuda a desenvolver uma forma mais espessa.

Sendo assim, você pode até podá-lo em uma forma de topiaria, como uma forma de árvore de Natal, se estiver se sentindo particularmente habilidoso.

Facebook Comments Box
Bruna Silva
Bruna Silva

Sou Blogueira, editora, professora e empreendedora digital, trabalho com internet a mais de 7 anos, principalmente na área de redação e produção de conteúdo, no seguimento agro agronegócio e etc.

Artigos: 552