8 Tipos de Beterraba para Crescer em seu Jardim (com imagens)
Você é um amante de beterraba que deseja ter uma beterraba fresca ao invés de uma beterraba enlatada? Bem, eu era como você antes de aprender sobre os diferentes tipos de beterraba que eu poderia facilmente crescer por conta própria.
Tendo uma noção de como é não saber o que fazer ou, errar na maioria das vezes, fui obrigado a procurar mais informações sobre beterraba.
E com isso quero dizer, diferentes aspectos que me fariam identificar e escolher um sobre o outro, por exemplo, cor, forma, sabor, taxa de maturidade e, muito mais.
Ao fazer tudo isso, aprendi que a beterraba pode ser colocada em várias categorias. Exemplos; Beterraba vermelha, beterraba Cylindra, beterraba dourada, beterraba listrada e muitos outros como você verá neste artigo.
Beterraba (Beta vulgaris), são vegetais de raiz bienal herbácea na família Chenopodiaceae cresceu para sua raiz comestível.
A planta de beterraba é geralmente ereto com uma raiz principal longa e uma roseta de folhas ovais crescendo sobre hastes. Eles são um dos vegetais mais fáceis de cultivar e geralmente são cultivados como anuais (colhidos após uma estação de cultivo).
As raízes de uma beterraba são uma boa fonte de vitamina C e talvez em conserva para saladas ou inteiras cozidas, depois fatiadas ou cortadas.
Por outro lado, os topos de beterraba são uma excelente fonte de vitamina A e são principalmente cozidos ou servidos frescos como verduras
A beterraba também é referida como beterraba, beterraba de jardim ou beterraba de espinafre.
Com o básico acima na beterraba, vamos olhar para os melhores tipos de beterraba fáceis de cultivar para o seu jardim de cozinha.
8 tipos de beterraba para o seu jardim
1. Beterraba Vermelha
As beterrabas vermelhas são populares entre a maioria das pessoas ao redor do mundo e são consideradas as mais saborosas de todas as variedades de beterraba. Eles são, portanto, dedicados principalmente à alimentação humana.
Seu consumo e popularidade também são atribuídos às suas propriedades anticânciosas.
Estas beterrabas contêm uma rica quantidade de flavonoides principalmente do pigmento vermelho (betaine) que ajuda a inibir e prevenir o crescimento ou aparecimento de tumores cancerígenos.
Exemplos de variedades de beterraba vermelha incluem;
Beterraba Vermelha Negra de Detroit
Esta é a variedade mais popular de todas as beterrabas vermelhas conhecidas pela taxa de crescimento rápido de sua (aproximadamente 60 dias).
É uma ótima relíquia de armazenamento de beterraba com raízes vermelhas e de bom tamanho. Além disso, as raízes de uma beterraba vermelha escura de Detroit são arredondadas com pele lisa.
Eles são doces, leves e macios, e são ideais para conservar, assar e cortar crus em saladas.
Por outro lado, os topos desta variedade consistem em folhas macias e saborosas, verde-escuro e, hastes e veias vermelhas brilhantes. Estes são usados principalmente para adicionar cor às saladas.
Esta variedade foi introduzida pela primeira vez em 1892 pela D.M. Ferry Seed Company como ‘Detroit Dark Red Turnip’ (mas, é uma variedade de beterraba de herança)
Beterraba Vermelha
A Bola Vermelha também é conhecida como “Bola Vermelha de Burpee”. É uma cultivar de beterraba com carne doce, leve, vermelha e roxo profundo, pele lisa. As raízes uniformemente redondas de uma bola vermelha são de aproximadamente 3 polegadas e prontas para colheita em cerca de 60 dias.
Produz grandes verduras saborosas que podem ser colhidas jovens para uso em refogados, saladas e, batatas fritas.
Boro Beets
Boro Beets são beterrabas vermelhas e lisas com beterraba redonda uniforme que amadurecem em 50 dias.
Outra coisa boa sobre essas beterrabas é que suas raízes podem crescer até 1,80m de diâmetro sem se tornar amadeiradas mesmo quando deixadas para amadurecer ainda mais.
Então, se você está procurando uma variedade de beterraba para armazenamento de alimentos de inverno, então ‘Boro’ é o caminho!
Ruby Queen Beets
Ruby Queen é uma variedade de beterraba de maturação rápida (55 dias) com tops curtos que têm aproximadamente 10 polegadas de altura.
Esta beterraba tem perfeitamente redonda, de duas a três polegadas de raízes vermelhas profundas que são doces e levemente saborosas e são adequadas para conservação.
É também um vegetal raiz fácil de cultivar e pode prosperar mesmo em solos pobres. Uma razão pela qual é muito comum e uma excelente escolha para a maioria dos jardineiros.
Primeira maravilha alta beterraba
Estes são beterraba vermelha rápida que crescem rapidamente e amadurecem em apenas 45 dias.
As primeiras beterrabas altas de wonder produzem raízes em forma de globo de cerca de 2 a 3 polegadas. Suas raízes são e isso faz deles uma ótima escolha de beterraba para crescer em recipientes.
As verduras são hastes vermelhas altas com folhagens verdes profundamente vermelhas.
Crosby Egípcio
Esta é uma cultivar de beterraba que se originou na Alemanha e foi trazida para os EUA na década de 1860 como “Beterraba Egípcia”.
Foi desenvolvido por um jardineiro de mercado, Josiah Crosby em Boston. Em 1880, o ‘Crosby Egípcio’ apareceu pela primeira vez no catálogo de sementes de James Gregory.
As raízes de um crosby egípcio têm uma forma achatada e um sabor doce. Seus tops são verdes com hastes vermelhas e são usados principalmente em saladas ou refogados como verduras maduras.
‘Crosby Egípcio’ é uma beterraba de maturação rápida (55 dias). Também é tolerante ao frio, portanto, uma escolha ideal se você é um jardineiro do norte procurando uma colheita de outono precoce.
2. Beterraba dourada/amarela
A beterraba dourada foi introduzida pela primeira vez na década de 1820.
Eles são uma variedade de beterrabas que são semelhantes aos seus homólogos vermelhos com a principal diferença sendo a cor. Beterraba dourada também são um pouco mais suaves no sabor e têm menos doçura do que beterraba vermelha.
Eles são, portanto, uma ótima escolha ao apresentar beterraba à sua família.
Exemplos de beterraba dourada incluem;
Beterraba Dourada de Burpee
O Burpee’s Golden’ é uma beterraba doce e leve com sabor de beterraba com uma cor laranja convidativa. Esta beterraba produz raízes atraentes em forma de globo, laranja-amarelo que tornam uma cor amarela dourada quando cozidas.
As folhas de um burpee dourado são verde claro e podem ser cozidas no vapor ou usadas cruas em saladas mistas.
Leva cerca de 55 dias para atingir a maturidade.
Beterrabas de Ouro de Detroit
Este é outro tipo de beterraba ouro/amarelo e é considerada a variedade original de beterraba dourada. Suas raízes são menores em comparação com outras variedades de beterraba e é bastante flexível em muitos usos diferentes na cozinha.
O Detroit dourado leva aproximadamente 55 dias para amadurecer para cozinhar ou usar em saladas.
3. Tipos listrados de beterraba
Beterrabas despojadas foram cultivadas pela primeira vez em uma pequena vila de pescadores no norte da Itália no início de 1800. Essas beterrabas mais tarde entraram na América na década de 1840.
O nome ”despojado” resulta da descascamento/padrões semelhantes a cana-de-doce no interior do vegetal. É por isso que às vezes são chamados de “Bull’s Eye Beet” ou “Candy Stripe Beet”.
Exemplos de beterraba listrada são;
Quioggia/Beterraba Bassano
Uma beterraba de relíquia com espirais rosa e branco marcantes que adicionam um belo pop colorido a saladas e sopas. Esta beterraba é doce e tem um sabor leve mais, não ‘sangra’ tanto quanto a beterraba normal.
Estas beterrabas são comidas cruas em uma salada fresca ou assadas ou cozidas no vapor.
Você também pode usá-los picles para uma explosão de sabor, seja como uma salada principal ou, ao lado do prato principal.
Chioggia Guardsmark Beet
Esta é uma variedade melhorada de Chioggia Beets. As Beterrabas Chioggia Guardsmark são criadas para produzir um clássico interior de olho de touro rosa e branco e beterraba de tamanho uniforme com uma forma de raiz redonda achatada.
Seu fresco é leve, macio e ligeiramente doce.
4. Cylindra Beets
As beterrabas cylindra são variedades dinamarquesas de beterraba que datam da década de 1880.
Sua forma é mais uma cenoura do que uma beterraba. Algumas pessoas as chamam de “Formanova” e outras “Butter Slicer”.
Essas beterrabas levam cerca de 60 dias para amadurecer e medir aproximadamente 6 a 9 polegadas de comprimento. Suas raízes alongadas têm uma pele lisa e carne vermelha profunda com um sabor doce e suave, portanto, ideal para conservação e conservação.
Os topos (folhas) das beterrabas Cylindra são verde-avermelhados e são ligeiramente amargos quando comidos crus (melhor para evitar crus). Em cerca de 35 dias, os topos geralmente estão prontos para colheita.
As beterrabas Cylindra tomam menos espaço, portanto, uma excelente escolha para um pequeno jardim.
5. Mangel-wurzel Tipos de Beterraba
As beterrabas Mangel-wurzel também são conhecidas como beterrabas de ouro. Essas beterrabas eram historicamente cultivadas como forragem de gado, mas hoje em dia, os jardineiros estão cultivando-as para seu sabor açucarado.
A forma de manga-wurzel é mais como um cruzamento entre uma beterraba e uma cenoura ou, como um nabo.
As variedades de beterrabas mangel-wurzel incluem;
Mamute Red Mangel Beet
Estas são beterraba vermelha maciçamente grande que pode chegar a cerca de 20 libras e têm 1,80 m de comprimento.
O Mamute Red Mangel Beets leva aproximadamente 100 dias para amadurecer, mas, a maioria dos jardineiros preferem colhê-los um pouco mais cedo quando as beterrabas são relativamente menores.
Como eles descobriram que o sabor é melhor em oposição às beterrabas totalmente amadurecidas.
Você pode usar essas beterrabas tanto para consumo humano quanto para animais.
Beterraba Cilíndrica Amarela
Outra das beterrabas Mangel-wurzel. É uma variedade europeia de beterraba com uma tonalidade amarela-dourada e um sabor doce. Esta variedade de beterraba leva aproximadamente 55 dias para amadurecer.
Além de não deixar manchas teimosas em seus panos e dedos de mesa, a Beterraba Cilíndrica Amarela é uma beterraba redonda e pode ser usada em saladas, bem como ser assada, grelhada, desfiada, fervida ou revestida em vinagre ou óleo.
6. Beterraba
As beterrabas são tipicamente cultivadas para fins comerciais. Parecem nabos ao invés de beterrabas e são na maioria brancos. Sua estrutura raiz é cônica.
A razão pela qual a maioria das pessoas não consome esses tipos de beterraba é que o nível de sucralose é muito alto.
É por isso que aproximadamente 20% da produção mundial de açúcar é de beterraba. Embora, você pode cultivar a beterraba para verduras, pois seu sabor é semelhante ao de acelga suíça ou espinafre.
As beterrabas crescem facilmente a partir de sementes de beterraba em uma ampla gama de solos que vão de argila pesada a lombo arenoso.
A beterraba madura pode pesar até 2kgs com aproximadamente 8 a 22% de sacarose em peso.
7. Variedades híbridas de beterraba
Red Ace é uma variedade híbrida de beterraba F1 que está amadurecendo rapidamente e pode se adaptar a uma ampla gama de condições do solo, desde que o solo esteja bem drenado. Também é mais tolerante ao frio do que a maioria das outras cultivares.
O Ás Vermelho é um produtor vigoroso e leva cerca de 53 dias para que suas raízes roxas e profundas de pele lisa e três polegadas mostrem através da superfície do solo.
Esmerilhão
Esta é outra das beterrabas de raízes vermelhas e eu estava para mencionar, é um dos vermelhos mais doces lá fora!
Merlin’ é uma cultivar híbrida F1 criada para atender a um maior teor de açúcar, mais resistência a doenças, e níveis de tolerância ao calor e ao frio mais altos do que qualquer outra variedade vermelha. Isso o torna um vegetal fácil de cultivar, mesmo para iniciantes.
De acordo com a avaliação da Beet Variety, Merlin é classificado como uma das melhores variedades de beterraba para verduras ao lado de Red Ace.
A beterraba consiste em raízes perfeitamente redondas de 3 a 4 polegadas que levam cerca de 55 dias para amadurecer. Seus tops são brilhantes e verde escuro mais, eles são deliciosos.
Em apenas cerca de 30 dias, as verduras vermelhas estão prontas para consumo.
Beterraba de Ouro Touchstone
Esta é uma popular variedade híbrida dourada com pele amarela-brilhante. Tem uma pele lisa de laranja profunda que é doce e leve quando comido cru ou cozido.
As raízes de uma Beterraba de Ouro Touchstone amadurecem em aproximadamente 55 dias para atingir cerca de 3”e, eles limpam anéis concêntricos quando cortados.
Seus topos são verde claro com hastes amarelas. Os tops são macios e são usados principalmente em batatas fritas e saladas.
Moulin Rouge
O ‘Moulin Rouge’ é uma cultivar de beterraba híbrida com raízes magenta profundas que são apreciadas tanto frescas quanto cozidas.
Consiste em globos de 1 a 2” com textura suculenta e sabor doce e rico.
Em apenas cerca de 35 dias, você pode colher as raízes do bebê, ou você pode deixá-las no chão por 50-60 dias se você preferir as raízes maduras.
Guerreiro
O ‘Guerreiro’ é um híbrido de beterraba mais novo caracterizado por uma linda cor vermelha profunda dentro e fora. Estas beterrabas são macias e doces e levam aproximadamente 50-60 dias para amadurecer.
Suas raízes são lisas e em forma de globo, enquanto os topos são verdes e vermelhos tingidos.
8. Tipos em miniatura de beterraba
As beterrabas em miniatura consistem em beterrabas pequenas e perfeitamente redondas que medem menos de 2inches de diâmetro.
Exemplos dessas beterrabas incluem; a ‘batida do bebê’ e a ‘bolinha’
Conclusão
Esses têm sido os diferentes tipos de beterraba que você pode ter em seu jardim.
E como você viu, você não precisa contar com mercearias para desfrutar de uma refeição incorporada à beterraba.
Além disso, ter algumas beterrabas em seu jardim permite que você tenha suco de beterraba recém-espremido para estimular seu cérebro à medida que você elimina toxinas do seu corpo sem muita pressa.
Além disso, as raízes de beterraba têm propriedades rejuvenescedoras e são ricas em carboidratos que são bons em mantê-lo energético e se sentir jovem por muito tempo.
Não é isso que cada um de nós quer?