Cultivo de cana-de-açúcar: como plantar e cuidar deste doce

Compartilhar

Cultivo de cana-de-açúcar: como plantar e cuidar deste doce

Há uma razão pela qual a cana-de-açúcar é a planta número um colhida comercialmente no mundo – é um doce. Cultivado em bilhões de toneladas, fornece até 70% do açúcar comercial do mundo. Mas muitas pessoas não percebem que cultivar cana-de-açúcar no jardim de casa não só é possível – é fácil.

Além disso, faz um adorável ornamental, como uma mistura entre uma grama gigante e bambu.

A cana-de-açúcar é uma das plantas mais excitantes e únicas que eu já cresci e acho que você vai sentir o mesmo, então vamos começar.

O que é cana-de-açúcar?

Cultivo de cana-de-açúcar: como plantar e cuidar deste doce
Cultivo de cana-de-açúcar: como plantar e cuidar deste doce

A cana-de-açúcar (Saccharum officinarum) é uma grama perene nativa de partes tropicais e subtropicais do mundo. Com todas as migrações da cana-de-açúcar em todo o mundo, há muitos híbridos sendo desenvolvidos.

Comumente pensada ter sido originalmente domesticada por volta de 4000 a.C., a cana-de-açúcar pode ter se originado na Nova Guiné ou sudeste da Ásia antes de ser introduzida no Mediterrâneo e caribenho por volta de 1400 a.C.

Quando cultivada em áreas tropicais, a cana-de-açúcar pode ter até 6 metros de altura. Em áreas mais frias, ele terá em média 8 a 10 pés de altura.

Cultivada principalmente para açúcar e líquido doce, a cana-de-açúcar está sendo cada vez mais cultivada para biocombustíveis. No jardim de casa, é uma planta maravilhosa que as crianças podem mastigar e, se você tiver uma prensa, você pode extrair o saboroso líquido para beber e usar em todos os tipos de receitas.

Como plantar cana-de-açúcar

Você pode cultivar cana-de-açúcar o ano todo nas zonas 9 a 10. Temperaturas abaixo de 68ºF não são adequadas, uma vez que esta planta cresce melhor em ambientes tropicais. Temperaturas entre 90ºF e 100ºF são ótimas.

Você sempre pode tentar cultivar cana-de-açúcar em áreas fora das zonas 9 e 10, mas esteja ciente de que suas plantas podem não conseguir se o tempo frio bater.

A cana-de-açúcar adora sol e muito. Um pouco de sombra da tarde está bem, mas não é necessário.

Aponte para um pH de solo de 6 a 6,5 com solo muito fértil. Quando se trata de escolher um local, a cana-de-açúcar faz um grande quebra-vento, mas desconfie das folhas, que às vezes podem ser afiadas. Você provavelmente não quer que a planta cresça perto do seu pátio.

Existem alguns métodos para o plantio de cana-de-açúcar: todos usam uma bengala em vez de sementes ou rizomas. Existem algumas plantas que eu sugiro regularmente que você compre do seu centro de jardim local devido às baixas taxas de germinação ou dificuldade em propagar. Cana-de-açúcar não é um deles. É bem confiável.

Plante no final do verão para que a bengala possa ter tempo para o inverno e se estabelecer. Isso dá à planta um bom sete a oito meses de crescimento sólido do início da primavera ao final do outono para que você possa colher depois de um ano.

Plante diretamente no solo

Este método nunca funcionou para mim porque, embora eu cresça cana-de-açúcar, definitivamente não estou em um ambiente tropical. Se você mora em um lugar mais tropical, pode funcionar melhor para você.

Cultivo de cana-de-açúcar: como plantar e cuidar deste doce

As bengalas têm uma série de nós. Cada um desses nós pode produzir uma nova planta pronta para colheita em cerca de um ano.

Corte uma bengala em pedaços com pelo menos três nós intactos. Note que apenas um desses nós se reproduzirá em outra planta, mas queremos dar-lhe a melhor chance, e é por isso que dar-lhe três nós.

Coloque a seção da bengala em um sulco raso e cubra levemente. Água bem e mulch durante o inverno. Você deveria ver uma nova planta empurrar através do solo na primavera.

Algumas pessoas não enterram a bengala. Eles colocam em cima do solo. Isso permite que as raízes cresçam primeiro, depois a nova planta segue. Minha área está muito fria e isso não funciona para mim.

Enraizando na água

A cana-de-açúcar responde bem a este método, e é um que eu uso o tempo todo. É perfeito para quando se cultiva em recipientes, mas também serve para plantio em terra.

Corte a bengala em segmentos de cerca de 15 polegadas de comprimento, garantindo que pelo menos três nós estejam nele. Use um recipiente que você pode encher com água limpa e mantenha a bengala nele. Você precisa ter certeza que pelo menos um dos nódulos está submerso na água.

Roots aparecerá em cerca de duas a seis semanas. Os nós vão brotar uma nova planta e eu tento deixar a bengala na água até que o novo crescimento seja de cerca de seis polegadas de comprimento. Neste ponto, transplante para o jardim ou em um recipiente.

A melhor temperatura para enraizar cana-de-açúcar é entre 68ºF e 86ºF. Se você iniciar este processo quando as temperaturas lá fora forem mais frias do que isso, complete todo o processo dentro.

Plantio de cana-de-açúcar em contêineres

Este é o meu método preferido de plantar cana-de-açúcar. Eu tenho panelas grandes em um canto do convés que fica o dia todo sol o ano todo. Plante um nó como faria no chão.

Use uma mistura de vasos de boa qualidade que drena bem. O recipiente precisará ficar progressivamente maior à medida que a planta cresce. Apenas certifique-se de regar bem porque as panelas secam muito facilmente.

Cuidar da cana-de-açúcar

Embora você não possa simplesmente plantar cana-de-açúcar e deixá-la, você não vai estar cuidando de uma planta temperamental, isso é certo.

Fertilizante

A cana-de-açúcar adora solo carregado de nutrientes com muito nitrogênio e fósforo. Para manter as coisas simples, adiciono um fertilizante bem equilibrado ao solo quando a haste começa a brotar.

Se transplantar do método de enraizamento da água, cave o fertilizante em uma semana antes do plantio.

Para ambos os métodos, adicione fertilizante ao solo que é maior em nitrogênio cerca de dois a três meses depois. Repita se o crescimento for lento em mais dois meses. Use um fertilizante de liberação sustentada se puder.

Rega o fertilizante em poço.

Água

A cana-de-açúcar adora água e solo constantemente úmido. Não gosta de pés molhados, então a terra deve ser livre drenando. Uma consistente 2 polegadas por semana deve ser água suficiente. Eu redoudo três vezes por semana.

Mantenha os potes livres de maconha e remova as folhas mortas da cana-de-açúcar.

Poda

Se sua cana-de-açúcar é um ornamental, você pode querer podá-la para moldar na primavera e no verão para mantê-la à altura desejada. Caso contrário, deixe-o para seus próprios dispositivos.

Plantio complementar para cana-de-açúcar

A cana-de-açúcar geralmente ocupa um pouco de espaço, mas se você pode plantar com ou perto dela, aqui estão algumas opções.

  • Sabugueiro
  • Lemongrass
  • Confrei
  • Sálvia
  • Verbena-de-limão
  • Chagas

Problemas e soluções comuns para o cultivo da cana-de-açúcar

Embora eu nunca tenha tido problemas com a minha cana-de-açúcar, há uma série de problemas que podem afetá-la.

Folhas amareladas

Folhas amareladas podem ser um sinal de rega insuficiente ou nutrientes. Água e alimentação bem para garantir que a planta seja forte. Se é só as folhas mais baixas e mais velhas ficando amarelas e caindo, é apenas o ciclo da planta.

Borers de cana-de-açúcar

Esta praga entedia no caule da cana-de-açúcar e consome a carne. Pode danificar a haste o suficiente para fazê-la não crescer. Os buracos que este pequeno inseto cria permitem que outras pragas e doenças entrem na planta.

A melhor maneira de manter essas pragas fora é evitá-las completamente. Remova ervas e todos os detritos do jardim, e alimente e rega bem a cana-de-açúcar para mantê-la saudável.

O óleo de neem é um dos meus favoritos para evitar todas as pragas chatas.

Grub branco de cana-de-açúcar

Esta praga se alimenta das raízes da cana-de-açúcar e pode causar sérios danos porque você não sabe que elas estão lá até que a planta perca vigor. Outros sinais serão amarelamento, murcha e até morte em casos ruins.

Mantenha o solo saudável e gire onde você planta cana-de-açúcar a cada ano.

Pulgões

Como a maioria das plantas, os pulgões gostam de mordiscar a cana-de-açúcar. A menos que a planta seja jovem ou fraca, eles não devem causar nenhum dano grave, no entanto. Leia nosso artigo abrangente sobre controle de pulgão.

Vírus do Mosaico da Cana-de-Açúcar

Muitos insetos transferem esse vírus para cana-de-açúcar, então a melhor defesa é manter as pragas de insetos longe. Use sprays regulares de óleo de neem, piretrrum orgânico ou inseticida de sua escolha.

Sinais desse vírus são um padrão de mosaico vermelho e verde na folhagem. Não há cura, então você vai precisar puxar as plantas e começar de novo.

Canavial

Anéis vermelhos em forma de olho aparecem na planta e folhagens. Isso não afeta muito o rendimento ou a saúde da planta.

Use um fungicida se achar necessário, mas a menos que o problema fique muito ruim, deixe-o acontecer.

Colheita e Uso de Cana-de-Açúcar

Cultivo de cana-de-açúcar: como plantar e cuidar deste doce

Para as bengalas mais doces, deixe a planta crescer pelo maior tempo possível. Corte as hastes das bengalas logo acima da superfície do solo.

Se você tiver a sorte de viver na zona certa, a planta deve voltar a crescer para a próxima temporada.

Limpe o lado de fora da bengala. Use uma faca afiada para cortar a pele externa. Corte a cana-de-açúcar em cubos menores ou maiores.

Coloque essas hastes cortadas em uma panela e cubra-as com água. Ferva por duas horas no mínimo. Coe as bengalas gastas e a água deve ser deliciosa água de açúcar.

Você também pode fazer o que fazemos. Esfole a bengala e mastigue o interior fibroso. Uma vez que todo o açúcar delicioso foi sugado para fora, jogue as varas fora.

Uma vez que você cortar as bengalas, você pode armazená-las na geladeira por pelo menos duas semanas.

Se você tem uma prensa, você poderia dar extração diretamente das bengalas uma vez para acabar com açúcar líquido puro.

Facebook Comments Box
Bruna Silva
Bruna Silva

Sou Blogueira, editora, professora e empreendedora digital, trabalho com internet a mais de 7 anos, principalmente na área de redação e produção de conteúdo, no seguimento agro agronegócio e etc.

Artigos: 552