Acordo Mercosul-UE Impulsiona Agricultura Familiar

Início - Notícias e Tendências do Agro - Acordo Mercosul-UE Impulsiona Agricultura Familiar
O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, afirmou nesta terça-feira, 20, que o acordo de livre-comércio entre Mercosul e União Europeia ampliará as oportunidades de exportação para a agricultura familiar brasileira, com destaque para café, frutas e lácteos.
Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Teixeira declarou que produtores familiares poderão vender café já processado e diversas frutas “sem taxas” ao mercado europeu, considerado por ele “rico e consumidor”. Entre as frutas citadas, o ministro destacou açaí, manga, uva e melão.
O titular da pasta acrescentou que há espaço para ampliar a presença de queijos mineiros e outros derivados de leite no bloco europeu. “Vamos ter de comprar queijo francês, mas poderemos exportar queijo mineiro para a França”, disse, mencionando o potencial da região da Serra da Canastra.
Investimentos e máquinas
Teixeira ressaltou que os investimentos federais via Plano Safra vêm batendo recordes, impulsionando a venda de máquinas de pequeno porte. Segundo ele, o aumento de renda das famílias rurais tem levado à modernização das propriedades.
Transferência de tecnologia
O ministro adiantou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá anunciar, em breve, políticas para aproximar Embrapa e universidades dos jovens do campo, de modo a levar conhecimento científico à agricultura familiar.
Imagem: canalrural.com.br
Pacote de desapropriações
Teixeira informou ainda que Lula deve anunciar, na sexta-feira, 23, em encontro com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Salvador, um pacote de desapropriações voltado à reforma agrária. A iniciativa incluirá crédito, assistência técnica e acesso a programas de compras públicas, além de estimular a formação de cooperativas.
Para o ministro, a combinação de novas frentes de mercado externo com políticas de apoio interno cria um cenário favorável para que a agricultura familiar “bombe”, ampliando renda e competitividade.
Com informações de Canal Rural