Conheça Paca, um dos roedores mais conhecidos do país
Um dos roedores mais conhecidos do país é a paca (Cuniculus paca), um mamífero de grande porte que só fica atrás da capivara no que se refere ao seu tamanho.
Encontrado predominantemente em matas localizadas próximas a cursos d’água, esse roedor tem uma distribuição bem ampla no território brasileiro; de modo que é encontrado em todas a regiões do país, além de outros países da América Latina, como México, Costa Rica e as Guianas.
Conheça a espécie
A paca é um mamífero que faz parte da grande ordem zoológica Rodentia, onde são classificados os redores, como ratos, esquilos, hamsters e a capivara; sendo caracterizados pelos dentes incisivos bem desenvolvidos. Mas, uma coisa que chama a atenção dos olhares mais curiosos ao falar sobre essa espécie é o seu tamanho de grande porte, que não ultrapassa somente a capivara.
Isso porque esse mamífero pode chegar a pesar cerca de 12 kg, embora os machos pesem até 15 kg; além de seu comprimento poder ser de até 70 centímetros. Já sua coloração pode variar de tons mais avermelhados até tons de cinza mais escuro, com manchas esbranquiçadas nas laterais. Além disso, seu pelo se caracteriza por ser bastante duro e eriçado.
Um outro ponto interessante consiste no fato de que as patas dianteiras apresentam 4 dedos, ao passo que as traseiras possuem 5; sendo estas muito musculosas, o que os permite correr muito bem e em altas velocidades.
Hábitos da Paca
A paca é um animal que possui hábitos preferencialmente crepusculares e noturnos, embora raramente seja encontrada durante o dia também. Contudo, trata-se de um animal bastante arisco, que vai para o meio aquático quando ameaçado. Dessa forma, além de exímios corredores, também são excelentes nadadores.
No que se refere a sua alimentação, o forrageamento é feito principalmente à noite; sendo sua dieta composta principalmente por brotos, frutos e raízes. Já em termos reprodutivos, a paca é uma espécie que constrói sua toca em barrancos, sendo que sempre há uma “saída de emergência”; sendo essa toca o local onde irá cuidar de sua ninhada.
Assim como os demais mamíferos, a fêmea passa por uma gestação, que dura em torno de 4 meses, e que origina 1 filhote, ou em casos mais raros, gêmeos. A reprodução se dá somente uma vez por ano, em média.
Vale ressaltar também que embora seja uma espécie pouco ameaçada de extinção, suas maiores ameaças consistem na caça ilegal, uma vez que a carne dessa espécie é bastante apreciada, o que compromete a sobrevivência de muitos indivíduos.