Como plantar uma videira passo a passo confira!

Compartilhar

Como plantar uma videira passo a passo confira!

Adicionar ao seu jardim é sempre emocionante, e os múltiplos benefícios do plantio de videiras fazem deste uma planta de frutas muito desejável para adicionar à sua coleção.

As uvas podem ser usadas para fazer vinho, geleias e sucos; as folhas podem ser usadas para várias coisas receitas de folhas de uva; e podas de videiras podem ser usadas para todos os tipos de artesanato DIY. As videiras também fazem uma decoração de vida muito bonita em seu espaço ao ar livre durante todo o ano.

Cachos de uvas vermelhas em uma videira. Aprender a plantar uma videira é o primeiro passo para desfrutar de uvas caseiras.

Embora as uvas precisem de muito tempo para colher, o plantio de videiras não leva tempo algum, especialmente quando se segue a este guia sobre como plantar uma videira como um profissional!

O que considerar antes do plantio

Quando devo plantar minha videira de uva?

Ao plantar videiras, é muito importante estar atento ao clima em que você está plantando. Você vive em um ambiente mais frio e áspero? Ou seus dias tendem a ser um pouco mais quentes, com os dias amenos da primavera se aproximando mais cedo ou mais tarde?

Recipientes de estacas de videira enraizadas.

Se sua casa estiver no lado mais frio dos climas, você vai querer plantar na primavera, depois do último congelamento esperado. Ao fazer isso, você garante que sua videira tem tempo suficiente para começar antes dos dias difíceis de um inverno frio. As videiras de uva normalmente não se saem bem em tempo frio, e os estágios iniciais de crescimento são os mais cruciais.

Se você vive em um clima mais quente é possível que você seja capaz de plantar no final do inverno. Temperaturas acima de 50 graus Fahrenheit são ótimas para que as plantas de uva bebê tenham um início saudável em sua jornada para a maturidade.

E se eu quiser plantar várias videiras de uva?

Ao pensar em como plantar uma videira, não se esqueça de considerar seu principal raciocínio para querer adicionar essa planta encantadora ao seu jardim. Em média, as videiras levam entre dois a três anos após o plantio inicial para produzir uma riqueza de frutas colhidas. Durante este tempo, a maioria das videiras maduras produz cerca de quinze a vinte quilos de frutas.

Fileiras de videiras recém-plantadas.

Se você é muito sério sobre vinificação, você pode querer considerar o plantio de mais de uma videira. Por outro lado, a fabricação casual de vinhos ou motivos mais decorativos para o plantio provavelmente significam que você será capaz de se beneficiar de apenas uma videira.

Se você decidir que gostaria de mais de uma vinha, certifique-se de espaça-los pelo menos seis metros de distância um do outro. Entre seis a dez metros de espaço entre as videiras garante que elas tenham espaço suficiente para crescer sem interferência.

Começando

Encontrando o local perfeito de plantio

Agora que a hora de plantar está se aproximando rapidamente, é hora de começar a pensar no melhor lugar para sua nova adição ao ar livre. Uma das primeiras coisas que você deve considerar ao plantar videiras é a quantidade de luz solar que sua propriedade recebe. Idealmente, suas uvas devem receber um espaço que receba sol total.

Uvas verdes crescendo ao sol.

No mínimo, tente encontrar um lugar que receba entre sete a oito horas de luz solar por dia. As uvas adoram solo quente, e o sol mantém as folhas secas, um componente fundamental para diminuir o risco de doenças fúngicas em suas plantas.

Outra coisa a pensar é nas condições do solo que você tem disponível. As videiras preferem o solo arenoso, mas podem facilmente prosperar com a adição certa de solo rico em nutrientes que você pode comprar em seu berçário ou loja de jardinagem local.

Cavando o Buraco

Você tem seu lugar escolhido, e já é fácil imaginar a bela videira que agora vai viver no lugar cuidadosamente escolhido em seu quintal. Certifique-se de limpar todas as ervas que bagunçam a área, queremos ter certeza de que as raízes das videiras têm muito espaço para se estabelecerem.

Você provavelmente estará trabalhando com uma planta de raiz nua, o que significa que sua planta estará dormente no momento da compra. É muito importante manter as raízes molhadas enquanto esperam para serem colocadas no chão, portanto, plantas de raiz nua devem ser plantadas o mais rápido possível. Se as raízes secarem, há uma grande chance de a planta lutar para crescer.

Para plantas de raiz nua, você pode molhar suas raízes na água por cerca de três horas antes do plantio, ou manter a umidade optando por envolvê-las com um saco de arroto molhado ou saco enrolado em torno das raízes. Raízes molhadas são vitais quando se trata de aprender a plantar uma videira.

Uma pessoa usando uma pá para cavar um buraco em um jardim.

Um buraco de um pé de diâmetro e entre um a um metro e meio de profundidade deve ser suficiente para promover um forte crescimento radicular. As raízes verticais de uma videira podem atingir impressionantes 15 pés abaixo do solo.

Se sua videira for comprada de um berçário local, sua planta em vasos será um pouco mais velha que uma planta de raiz nua, e as raízes já terão tido algum tempo para se estabelecer no solo. Para este método, você não precisa se preocupar em manter as raízes úmidas, elas já foram dadas uma vantagem no processo de plantio.

Preparando o Solo

Seja de raiz nua ou em vasos, o plantio de videiras envolve o mesmo método para a preparação do solo. Uma vez que seu buraco é cavado, crie uma cama de solo de cerca de 4 polegadas de profundidade. Use a mão para quebrar o solo, deixando-o solto e arejado para promover o crescimento das raízes. O rodílo suave ajudará a liberar bolsões de ar, o que pode fazer com que as raízes sequem e, em última instância, parem o crescimento.

Lembre-se de aparar qualquer raiz quebrada que possa ter se formado em sua planta. Pular essa etapa pode afetar a produtividade do crescimento raiz. Com raízes recém-podadas, coloque sua planta em cima do leito de solo e adicione cerca de 6 polegadas a mais de solo, absorvendo suavemente para garantir que as raízes se estabeleçam. Não se esqueça de rodar e remover bolsas de ar!

Finalmente, adicione mais solo em torno de suas raízes até que elas estejam totalmente abaixo da linha do solo. É uma boa ideia adicionar solo até que esteja ligeiramente acima do nível do solo, a fim de compensar o tampão natural que ocorrerá durante a primeira rega logo após o plantio. Não hesite em adicionar um pouco mais de solo se parecer que a superfície do solo está um pouco baixa.

Uma pessoa cuidando de uma videira recém-plantada.

Se você está transferindo a planta de um vaso, tenha cuidado para não acidentalmente sacudir qualquer um do solo que está envolvendo as raízes. Algumas quedas de solo são inevitáveis, mas tome cuidado para não expor nenhuma raiz no processo de transferência, a fim de evitar danos.

Promovendo o crescimento inicial

As videiras adoram água, e uma rega muito generosa logo após o plantio fará uma planta muito feliz. Saturar o solo para iniciar o estabelecimento raiz. O derramamento da água puxará o solo para dentro, tornando um belo solo mesmo devido ao solo extra que você já compensou.

O primeiro ano após o plantio de videiras será focado no treinamento de sua planta para crescer para cima com a ajuda de uma treliça. Com tantos tipos diferentes de treliças para escolher, confira nossa página nas Melhores Treliças de Videira para descobrir qual opção é a melhor para você.

Uma vez que você tenha sua treliça, certifique-se de que ela está firmemente colocada em linha reta, ao lado de sua videira recém-plantada. Se você transplantou de uma panela e já tem algumas folhas crescendo, use fio para amarrar o fundo do seu caule de videira à estaca para fazer o treinamento para cima começar o mais rápido possível.

Videira crescendo em treliças de madeira verticais.

Coisas para ficar de olho

Saber plantar uma videira corretamente também envolve procurar sinais de que algo não está certo durante o processo de plantio. Infelizmente, as videiras de uva não são resistentes a doenças. Ser capaz de reconhecer doenças comuns em sua planta é fundamental para garantir que você possa corrigir o problema antes mesmo que ele tenha tempo de realmente começar.

O mofo em pó é uma das doenças mais comuns da videira, facilmente identificável pelas manchas brancas e em pó que aparecem em várias partes da planta. Plantas bebês são alvos fáceis para doenças fúngicas, por isso é importante inspecionar sua videira em busca de qualquer sinal de dano mesmo antes de ir para o chão.

Mofo em pó em folhas de videira.
Mofo em pó nas folhas de uva.f

Remover e descartar as partes infectadas de sua planta ajudará a evitar mais propagação, o que pode ser facilmente feito por partículas à deriva ao vento. Se você encontrar algo que pareça suspeito em sua videira, certifique-se de tomar as medidas necessárias para proteger o resto da sua colheita.

Dicas de plantio rápido

  1. Pontos muito ensolarados são o melhor lugar para o plantio de videiras.
  2. A remoção de bolsões de ar durante o plantio permitirá um solo bem drenado, o que promove o crescimento das raízes.
  3. Não se esqueça de incluir uma treliça ao lado de sua videira. Este suporte guiará suas videiras vegetais para cima, permitindo frutas abundantes e muito espaço.
  4. Ao amarrar uma haste a uma treliça, certifique-se de que está reto. Hastes verticais são essenciais para treinar suas videiras vegetais para cima.

Pronto para plantar uvas?

Antes que você perceba, solo, sol e raízes fortes se voltarão para vinho, decoração deliciosa e lindos cachos de uvas. A jornada para a temporada de amadurecimento definitivamente não é curta, mas a recompensa vale tanto a espera. Um começo forte é a melhor maneira de fornecer para sua planta, mas não se esqueça de continuar o TLC uma vez que suas videiras começam a mostrar crescimento visível. A recompensa por sua diligência serão as uvas recém-colhidas que você gosta de várias maneiras em sua cozinha!

Onde comprar sua videira

Um ótimo recurso online para compras de videiras é o Nature Hills Nursery, onde você encontrará duas dúzias de variedades de uvas para escolher. As uvas são populares e tendem a se esgotar rapidamente, então verifique o local bem antes da temporada de plantio de uvas!

Uma pessoa segurando um monte de uvas azuis.

Agora que você sabe como plantar uma videira, o próximo passo é escolher sua variedade de uva (ou variedades) e, em seguida, ler sobre as melhores práticas para o cultivo de uvas saudáveis. Visite nossa página grapevines para acessar nossos guias de cultivo e cuidados úteis, bem como posts em blog sobre diferentes tipos de uvas e ferramentas de cultivo de uvas que você precisará.

Veja também outros artigos abaixo:

Como cultivar caju – tudo o que você precisa saber sobre cajueiros

Como Cultivar uma manga: Plantio, Cuidado e Colheita

Veja como cultivar rabanetes passo a passo

Legumes da primavera que amam o tempo frio

Tente cultivar esses vegetais fáceis você mesmo!

Plantando, cultivando e colhendo melancias

Facebook Comments Box
Bruna Silva
Bruna Silva

Sou Blogueira, editora, professora e empreendedora digital, trabalho com internet a mais de 7 anos, principalmente na área de redação e produção de conteúdo, no seguimento agro agronegócio e etc.

Artigos: 552