Como Plantar e Cultivar Melões: Guia Completo Confira
Tipos de Melões
Existem vários tipos diferentes de melões. Algumas das variedades mais populares incluem:
- Melancia
- Cantalupo
- Melão-de-Galia
- Melões canários
- Melões de inverno
- Melão-de-melão
- Snap melão
- Melão de Casaba
- Melão-de-crenshaw
Os melões variam em sua aparência e gosto. Alguns, como muskmelons e cantaloupes, apresentam redes em suas cascas, enquanto outros têm cascas lisas.
A cor e doçura da pele também pode variar. Melancias, por exemplo, têm carne rosa ou amarela e são bastante doces, enquanto algumas variedades, como melões persas, têm carne branca ou verde e podem não ser tão doces, embora alguns melões de carne branca e verde também possam ser doces.
Há até melões que são curvados e se assemelham e têm gosto de pepinos, como o pepino armênio.
O tipo de melões que você decide cultivar depende do gosto que você está procurando. Para determinar qual tipo você deve crescer, leia sobre os diferentes tipos de melões para aprender mais sobre suas características e sabor.
Melões em crescimento
Como você pode ver acima, existem muitos tipos diferentes de melões. Os requisitos para o plantio bem-sucedido variam e dependem do tipo específico de melões que você está planejando cultivar.
No entanto, com isso dito, existem algumas dicas gerais de crescimento que se aplicam a todas as variedades de melões. Nesta seção, fornecemos uma visão geral das dicas gerais de crescimento para todos os tipos de melões.
Preparando o Solo Para Cultivar Melões
Como Plantar e Cultivar Melões: Guia Completo ConfiraTodos os tipos de melões crescem melhor em lombo bem drenado, arenoso, solo ligeiramente ácido. Eles fazem melhor no solo que tem um nível de pH entre 6.0 e 6.8, por isso é uma boa ideia ter seu solo testado para determinar se o nível de pH é adequado para suportar melões.
Se os níveis estiverem abaixo de 6,0, as plantas produzirão folhagens amarelas e costurarão muito pouca fruta, se houver. Se você precisar aumentar o nível de pH do seu solo, você pode fazê-lo adicionando adubo orgânico ou estrume bem apodrecido ao seu leito de jardim.
O estrume fresco deve ser evitado, pois pode conter altos níveis de bactérias prejudiciais que podem afetar as plantas. Estrume fresco adicional pode aumentar o risco de ervas, que podem absorver a umidade que os melões precisam para crescer.
Outra nota no solo: os melões precisam de solo bem drenado para prosperar, caso contrário a vontade apodrecerá. Se o seu solo não drenar bem, recomendamos plantar seus melões em camas levantadas para garantir a drenagem adequada.
Plantando Melões
Você pode direcionar melões de sementes para o solo ou você pode transplantar plantas de melão que foram iniciadas dentro de casa.
Plantio direto de sementes
- Se você está plantando suas sementes de melão diretamente no solo, faça-o cerca de 1 semana antes da última data média de geada da estação da primavera.
- Escolha um local que receba muita luz solar direta. É importante esperar até que o solo esteja quente o suficiente, caso contrário as sementes não germinarão.
- Além disso, o plantio de melões em solo fresco pode resultar em doenças radiculares transmitidas pelo solo, que podem evitar o crescimento adequado ou matar as plantas. Todas as variedades de melões germinam melhor quando o solo está entre 70 e 90 graus F.
- Para garantir que o solo esteja quente o suficiente, sugerimos usar um termômetro para determinar a temperatura dos dois centímetros superiores do solo em seu leito de jardim.
- Para garantir o sucesso, espere para plantar suas sementes até que a temperatura do solo tenha atingido um mínimo de 65 graus F e tanto os dias quanto as noites estejam quentes.
- Antes do plantio, misture fertilizante ou adubo no solo para garantir que seus melões recebam nutrição adequada.
- Crie pequenas colinas no solo e plante cerca de três a cinco sementes em cada colina, espaçadas com aproximadamente 2 polegadas de distância e 1 polegada de profundidade.
- O espaço fica a cerca de 1,80 m de distância, à medida que os melões crescem em videiras que se espalham pela terra e precisarão de uma quantidade adequada de espaço.
- Uma vez que as mudas comecem a emergir, selecione as plantas mais fortes em cada agrupamento e remova as plantas inferiores para evitar a competição por nutrição e água.
Transplantar
Se você vive em um local que tem uma temporada de cultivo curta, semeando sementes de melão dentro de casa e, em seguida, transplantando-as quando o tempo está quente o suficiente para acomodar seu crescimento é recomendado.
No entanto, note que os melões são sensíveis à perturbação das raízes, por isso tome cuidado ao transplantar, pois raízes danificadas ou quebradas podem matar a planta ou impedir o crescimento adequado.
Se você está semeando suas sementes dentro de casa, faça-o cerca de 2 a 4 semanas antes da data média da última geada da primavera.
Para evitar perturbações radiculares ao transplantar, recomendamos semear as sementes em recipientes biodegradáveis ou potes de turfa que podem ser colocados diretamente no chão quando os melões estiverem prontos para serem transplantados. Selecione potes maiores para permitir que o sistema raiz se desenvolva corretamente.
Encha seus vasos ou recipientes com um solo de vasos ligeiramente ácido (veja acima). Como mencionado, melões gostam de calor, então depois de plantar suas sementes, coloque os recipientes em tapetes de calor em local brilhante.
Além de esperar até que não haja mais risco de geada e a temperatura do solo seja de 65 graus F, você também deve esperar até que as plantas tenham de duas a três folhas antes de transplantá-las em seu jardim.
Ao plantar seus melões em vasos, espaça-os aproximadamente dois metros de distância em fileiras que estão a cinco metros de distância.
Requisitos de rega para melões
Os melões não precisam de rega frequente, mas devem ser regados profundamente. Regar suas plantas cerca de 1 a 2 polegadas de profundidade a cada semana é o ideal.
Ao regar, evite molhar as folhas. Sugerimos o uso de uma mangueira de imersão ou uma mangueira de gotejamento para controlar o fluxo de água; evite usar um aspersor, pois as folhas ficarão encharcadas.
Certifique-se sempre de que o solo está completamente molhado ao regar suas plantas de melão. À medida que a fruta começa a amadurecer, reduz lentamente a frequência de rega para melhorar seu sabor; muita água durante as duas últimas semanas de amadurecimento pode resultar nos melões se abrindo.
Pragas e doenças que podem afetar melões
Existem três tipos de insetos que podem atacar melões, incluindo:
- Borers de videira de abóbora. Essas pragas atravessam as videiras de plantas de melão e podem matá-las. Videiras murchas é um dos primeiros sinais dessas pragas.
- Insetos de abóbora. Essas pragas se alimentam das folhas de melões e podem ser particularmente
- prejudiciais às plantas juvenis. Manchas ou descoloração das folhas é sinal de infestação de insetos de abóbora.
- Besouros de pepino listrados. Esses besouros comem as folhas, caules e frutos de plantas de melão. Eles também podem carregar murcha bacteriana. Buracos nas flores, folhas e frutas, bem como murchas, são todos sinais dessas pragas.
Existem também vários tipos de doença que podem afetar melões, incluindo:
- Murcha bacteriana
- Amortecendo
- Mofo em pó
- Infecções fúngicas
Colhendo Melões
O tempo adequado para colher melões depende da variedade específica que você está cultivando.
No entanto, de um modo geral, você pode dizer quando eles estão maduros o suficiente para serem escolhidos cheirando a pele.
Se você pode sentir o cheiro do melão através da pele, é hora de colher. Além disso, vários tipos de melões naturalmente se libertarão das videiras em que crescem quando estiverem maduros o suficiente para comer.