Como cultivar tomates veja as 10 dicas para cultivar tomates

Compartilhar

Como cultivar tomates veja as 10 dicas para cultivar tomates

O sabor dos tomates caseiros é a razão pela qual muitas pessoas começam um jardim. Nos Estados Unidos, diz-se que mais jardineiros cultivam tomates do que qualquer outro vegetal. Livros inteiros foram escritos sobre o cultivo de tomates, mas essas 10 dicas vão acelerar o sucesso do cultivo de tomate.

Quer saber como cultivar tomates no Arizona, o baixo deserto e outros climas quentes? Continue lendo, há muita informação para você também!

10 dicas de como cultivar tomates

Dica #1 para Tomates Em Crescimento: Escolha uma variedade de tomate adequada para seus paladares e clima

Como cultivar tomates veja as 10 dicas para cultivar tomates
Como cultivar tomates veja as 10 dicas para cultivar tomates

Decida que tipo de tomate você quer comer. Diferentes tipos de tomates são adequados para comer fresco, conservar, fazer salsa ou cozinhar.

Para a melhor chance de sucesso, escolha um tipo de tomate adequado ao seu clima também. Por causa do calor dos verões do Arizona, temos uma curta estação de crescimento. Procure plantas com um curto (60-90) dias até a maturidade. Estes são muitas vezes tipos com frutas pequenas a médias ou variedades roma ou pasta. Variedades altamente recomendadas para climas desérticas como arizona incluem Punta Banda, Celebrity, Pearson, e Cherokee Purple.

Diferentes climas têm outras considerações e condições de crescimento. Peça a um produtor local variedades que se sairão bem em sua área.

Dica #2 para como cultivar tomates: Plante tomates na hora certa

Para dar às plantas de tomate a melhor chance de sucesso, plante tomates logo após a última data de geada da primavera. Para o baixo deserto do Arizona, isso geralmente é por volta de 15 de fevereiro Para este plantio começar sementes dentro de casa de 15 de dezembro a janeiro.

Uma vez plantada, se necessário, proteja as plantas contra temperaturas frias da noite. Plante tomates pela manhã, para que os tomates tenham o dia para se instalar antes das temperaturas noturnas mais frias.

Há uma segunda janela de plantio (monção) para plantio de tomates no baixo deserto do Arizona no final de julho até meados de agosto. Para este plantio começam as sementes dentro de casa de 15 de maio a junho.

Como cultivar tomates veja as 10 dicas para cultivar tomates
Como cultivar tomates veja as 10 dicas para cultivar tomates

Uma vez plantadas, proteja as plantas das altas temperaturas diurnas com pano de sombra. Plante tomates à noite, para que os tomates tenham a noite mais fria para se instalarem antes das temperaturas quentes durante o dia.

Os tomates crescem melhor em temperaturas de 70°F a 90°F com temperaturas noturnas consistentemente acima de 55°F. No Arizona, você quer tomates para florescer e definir frutas antes que fique muito quente. Uma vez que as temperaturas atingem 90°F, o pólen de tomate não é viável. As frutas que se estabeleceram continuarão a amadurecer, mas novas frutas não definirão se o pólen não for viável.

Dica #3 para Tomates Em Crescimento: Plante tomates no local certo

  • O requisito mais importante para tomates produtivos é muito sol.
  • Dê aos tomates sol total para toda a planta com espaço de cultivo adequado ao redor de cada planta para circulação de ar.
  • Permita 2 pés entre cada planta para plantas saudáveis e produtivas.
  • Não plante tomates no mesmo local ano após ano. Gire o local para evitar o acúmulo de doenças no sol

Dica #4 para como cultivar tomates: Prepare o solo corretamente

Os tomates preferem loam bem drenado, que é uma mistura de areia, lodo e argila. Uma boa drenagem é importante como uma área com água em pé ou puddling convida doenças. Os tomates precisam de solo rico em matéria orgânica; fazer um hábito de alterar seu solo com adubo. Prepare seu solo corretamente e suas plantas agradecerão. Se você está cultivando tomates em camas elevadas, este artigo fala sobre o melhor solo para leitos elevados.

Dica #5 para Tomates Em Crescimento: Plante mudas profundamente

O plantio incentiva profundamente um sistema radicular mais extenso e uma planta mais saudável.

  • Remova o fundo 2/3 das folhas no transplante de tomate.
  • Cavar uma trincheira rasa ou buraco profundo (dependendo da profundidade do leito de plantio) e transplante de plantas para que apenas as folhas superiores estejam acima do solo.
  • As raízes crescerão ao longo de toda a haste da planta.
  • Tenha em mente que depois de plantar o tomate, as plantas podem parecer não fazer nada por um tempo, mas são raízes crescentes.

Dica #6 para Como Cultivar Tomates: Mulch tomate planta bem

Use adubo, palha, folhas ou agulhas de pinheiro para reduzir a evaporação e isolar o solo de temperaturas extremas quentes e frias; o solo permanecerá em uma temperatura mais uniforme.

Mulching ajuda a controlar as plantas, e as plantas não terão que competir com as plantas por água e nutrientes. A maioria dos mulchsa acaba por se tornar fertilizante à medida que se decompõe no solo ao redor da planta.

Dica #7 para Tomates Em Crescimento: Plantas de tomate de água corretamente

Como cultivar tomates veja as 10 dicas para cultivar tomates
Como cultivar tomates veja as 10 dicas para cultivar tomates
  • Água no início do dia para evitar evaporação excessiva.
  • É melhor regar no nível do solo para que as folhas não se molhem. Folhas molhadas incentivam a doença.
  • Água a uma profundidade de pelo menos 12 polegadas para incentivar as raízes a crescer profundamente no solo para encontrar nutrientes e umidade.
  • Água lentamente e profundamente.
  • Raízes profundas e extensas ajudam as plantas a suportar períodos secos.
  • Água regularmente conforme necessário, mas não permite que as plantas fiquem encharcada, pois as raízes das plantas precisam de oxigênio.

Dica #8 para como cultivar tomates: Alimente plantas de tomate

Ao plantar, é importante fornecer uma fonte de fósforo (farinha de osso ou fósforo de rocha) e novamente à medida que as plantas começam a florescer e produzir frutas. Sem a devida fertilização, as plantas não produzem bem e são propensas a ervas daninhas (que convidam pragas e outras doenças).

Uma vez que os tomates definem frutas alimentá-los a cada duas ou três semanas. Os tomates fazem melhor com a alimentação regular de fontes orgânicas de fertilizante com um suprimento equilibrado de nitrogênio, fósforo e potássio. Use um fertilizante granular como este, ou use um fertilizante líquido como este.

Dica #9 para Tomates Em Crescimento: Forneça suporte para o cultivo de plantas de tomate

É importante incentivar os tomates a crescer verticalmente.

  • O cultivo de tomates verticalmente mantém a planta ereto, e evita que os caules quebrem de frutas ou ventos pesados.
  • O tomate treliçando também mantém as folhas fora do chão, o que ajuda a reduzir as doenças.
  • A fruta é mais fácil de colher quando está fora do solo também.

A gaiola de tomate Vertex do Gardener’s é uma ótima opção para tomates treliças.

Dica #10 para Tomates Em Crescimento: Forneça sombra para plantas de tomate em climas extremos como o Arizona

Suas plantas podem precisar de uma ajudinha para passar por um longo e quente verão no baixo deserto do Arizona.

  • A sombra pode reduzir a temperatura do ar para tomates em vários graus, e também estende a estação de crescimento.
  • Fornecer sombra em climas desérticas ajuda a reduzir o estresse nas plantas de tomate, e pode evitar a queimadura solar em tomates maduros.
  • Plantas de tomate sombreadas são mais propensas a sobreviver ao calor extremo do deserto, e podem ter melhor desempenho quando as temperaturas mais frias retornam no outono.

Facebook Comments Box
Bruna Silva
Bruna Silva

Sou Blogueira, editora, professora e empreendedora digital, trabalho com internet a mais de 7 anos, principalmente na área de redação e produção de conteúdo, no seguimento agro agronegócio e etc.

Artigos: 552