Composto de cogumelo para usar no seu jardinagem

Compartilhar

Composto de cogumelo para usar no seu jardinagem

Fertilizantes, sejam eles granulares ou líquidos, são as melhores maneiras de fazer suas flores florescerem e sua horta para ter um bom desempenho. Mas, como todos sabemos, nem todos os fertilizantes são criados iguais. É aí que entra o adubo de cogumelo. Como um fertilizante orgânico, ele realmente leva o bolo.

Embalado com matéria orgânica e muitas vezes usado como um bom condicionador de solo e um mulch de primeira linha, o adubo de cogumelo está ganhando seu merecido lugar como um grampo de jardinagem. Se você quiser fazer a cor em seu jardim por último e manter suas flores e evergreens coloridos, adubo de cogumelo é a sua escolha.

Composto de cogumelo para usar no seu jardinagem
Composto de cogumelo para usar no seu jardinagem

O que é adubo de cogumelo?

Ao contrário do que o nome pode sugerir, o composto de cogumelo não tem traços de cogumelo. Na verdade, o fungo é crucial para criar o fertilizante, uma vez que quebra a matéria orgânica que você mistura no solo. Isso deixa você com um fertilizante orgânico solúvel e lento que alimenta os vegetais e plantas florescendo em seu jardim.

Então, na verdade, você está usando o solo que foi usado para cultivar cogumelos. É principalmente um solo alcalino, porém, então o composto deixado para trás embora rico em nutrientes não seja adequado para certas plantas, como pieris, camélia, rododendro e azaleia. Na verdade, toda a família ericácea não prospera com adubo de cogumelo. O mesmo vale para plantas frutíferas.

Mas, além disso, vegetais em geral e brassicas, em particular, gostam de adubo de cogumelo. O nitrogênio no fertilizante ajuda seus repolhos e brócolis a crescerem cada vez mais rápido. Esse patch de tomate lhe dará uma abundância de produtos vermelhos e ricos em sabor quando você polvilhar uma camada de adubo de cogumelo ao redor das raízes das plantas para melhorar a retenção de água e prevenir pragas.

Mas o que realmente faz do composto de cogumelo uma adição tão valiosa ao seu solo de jardim é que ele pode ser adaptado às suas necessidades específicas. Uma pequena mudança na receita produz um composto orgânico com uma estrutura química diferente que melhor se adequa ao tipo de solo ou plantas que você pretende cultivar.

Neste caso, não há um tamanho que se encaixe em tudo no que diz respeito ao composto de cogumelo. Você faz do jeito que você e suas plantas gostam.

Composto de cogumelo para usar no seu jardinagem
Composto de cogumelo para usar no seu jardinagem

Benefícios do Composto de Cogumelos

Tocávamos ao passar os vários usos e benefícios do composto de cogumelo. Mas como esses benefícios são variados e como o processo de criação do composto em si está envolvido e não tão simples, vale a pena saber por que você gostaria de ir além de criar esse composto em primeiro lugar. Aqui estão alguns dos usos mais comuns de adubo de cogumelo.

  • A primeira vantagem do uso do composto de cogumelo é que ele custa quase nada em comparação com os produtos de adubo orgânico que você compra na loja. A maior parte do material que você usa serão sobras que você muitas vezes descartaria.
  • O composto de cogumelo está cheio de nutrientes que seus vegetais e sempre verdes precisam durante todo o ano.
  • Devido à sua qualidade de liberação lenta, o composto não queima as plantas e fornece nutrição por períodos mais longos de tempo. Você polvilhe uma vez e ele fica no solo por meses de cada vez.
  • Você pode usá-lo com diferentes tipos de plantas de jardim. De ervas e legumes a flores e algumas frutas, o composto de cogumelo é um suplemento ideal do solo.
  • O composto de cogumelo melhora a retenção de água do solo, reduzindo assim as vezes que você precisa para irrigar o solo e mantém o solo úmido mesmo em meses quentes de verão.
  • Se o solo do seu jardim é muito ácido, misturá-lo com adubo de cogumelo atua como um condicionador e melhora a qualidade do produto.
  • Use adubo de cogumelo no lugar de mulch para evitar a propagação de pragas e manter os crescimentos de armas à distância.
  • É baixo em metais pesados e tem um nível de pH de 6.6 tornando-o neutro.
  • Além de seu custo-efetividade, o composto também é abundante. Para cada 1 quilo de cogumelos, você ganha 5 quilos de adubo de cogumelo.

    Composto de cogumelo para usar no seu jardinagem
    Composto de cogumelo para usar no seu jardinagem

Como fazer adubo de cogumelo?

O processo de fabricação de composto de cogumelo é longo. Leva muito tempo e preparação. Mas uma vez que você tem o precioso solo escuro, você pode fazer o que quiser para melhorar seu solo e melhorar a qualidade do seu produto.

De um modo geral, esse processo passa por três etapas principais. Preparando o solo, depois compostagem e, finalmente, pasteurizando e esterilizando o composto. Vamos mergulhar em cada passo com mais detalhes.

Elaboração de Matérias-Primas

Composto de cogumelo para usar no seu jardinagem
Composto de cogumelo para usar no seu jardinagem

Aqui você escolhe quais materiais irão para a mistura e fazer o seu substrato. Você estará usando principalmente materiais agrícolas e orgânicos. Dependendo do tipo de composto que desejar, escolha os materiais certos para suas necessidades. Os materiais comuns incluem estrume de cavalo misturado com palha, espigas de milho, cal, gesso, estrume de aves e musgo de turfa.

Tanto o limão quanto o gesso são importantes para o crescimento do cogumelo. A palha precisa ser molhada e esmagada. Você pode usar uma máquina de triturador para quebrá-la.

Mantenha níveis moderados de umidade durante toda esta fase e certifique-se de que a pilha de componentes tenha oxigênio, nitrogênio e carboidratos suficientes. Adicione o estrume e a mistura de gesso à pilha de palha em temperaturas moderadas a quentes. Em seguida, adicione as bactérias do cogumelo.

Compostagem

Composto de cogumelo para usar no seu jardinagem
Composto de cogumelo para usar no seu jardinagem

Uma vez que você tenha seus ingredientes todos misturados, você está pronto para a fase de compostagem. Divida sua pilha em pilhas menores e mais alongadas. Continue girando o solo a cada dois ou três dias para acelerar o processo de apodrecimento e concentrar os nutrientes.

Esse processo leva de uma a duas semanas. Colhe os cogumelos e espere a mistura apodrecer. Durante esta fase, o solo fica marrom escuro e adquire um cheiro doce. A palha fica macia e o solo se desfaz facilmente em sua mão. Por fim, o composto retém água e tem cerca de 74% de umidade. É quando você sabe que seu composto está pronto para processamento.

Esterilização adubo

A fase final é pasteurizar o composto. Você pode usar a luz solar para esterilizar a mistura. Em produtos comerciais, o vapor quente é usado para matar as bactérias, sementes e remover amônia. Para sua conveniência, você pode apenas virar a pilha a cada poucos dias e permitir que o sol a esterilize.

A temperatura adequada dentro da pilha precisa de pelo menos 140 graus Fahrenheit para que isso funcione.

Leva até 4 semanas para que o composto de cogumelo seja totalmente pasteurizado. Depois disso, você pode levá-lo para dentro de casa e deixá-lo esfriar. Deve ser 90 graus Fahrenheit antes de você pode aplicá-lo em suas plantas. Se estiver muito quente, pode matar as sementes.

Como usar adubo de cogumelo

Composto de cogumelo para usar no seu jardinagem
Composto de cogumelo para usar no seu jardinagem

Um dos mitos mais comuns sobre o composto de cogumelo é que você pode usá-lo para substituir o solo inteiramente. Mas isso não é verdade. Só porque é usado para cultivar cogumelos, não significa que você pode usá-lo como solo para cultivar outras plantas. Como mencionamos, o composto é muito alcalino para muitas plantas e as plantas simplesmente morrerão.

Para obter melhores resultados, você deve misturar adubo de cogumelo com o solo em uma proporção de 1:4. Isso significa que para cada 75% do solo, você adiciona 25% de adubo. Uma vez que retém a água, você deve ter cuidado com o solo ficando muito úmido ou encharcado.

Além disso, tenha em mente que o composto de cogumelo não é um substituto para outros compostos. Você deve usá-lo em combinação com outro composto orgânico para manter o equilíbrio químico e aeração do solo. Também injeta microrganismos benéficos no composto.

Como “curar” seu composto de cogumelo

Composto de cogumelo para usar no seu jardinagem
Composto de cogumelo para usar no seu jardinagem

Embora você possa personalizar quais ingredientes entram em seu composto de cogumelo para criar um produto final que se adapte ao tipo de plantas que você cultiva, isso não significa que seja o composto certo para qualquer planta ou vegetal.

Uma vez que tem um alto nível de sais solúveis, a natureza alcalina do adubo torna prejudicial para frutos de todos os tipos, bem como azaleias e rododendros para citar apenas alguns. Dito isso, você ainda pode “curar” o composto reduzindo as quantidades de sais em seu composto de cogumelo usando vermicompostagem. Torna o composto mais equilibrado e injeta mais nutrientes na mistura.

Outra maneira de curar seu composto de cogumelo é deixá-lo adubar ao ar livre e regar com frequência enquanto apodrece. O excesso de água vai lixiviar os sais deixando você com um adubo quimicamente equilibrado que você pode usar com todas as plantas de frutas e legumes.

Outros artigos abaixo:

Desvendando o Valor Inigualável: Quanto Custa 1 kg de Carne Wagyu?

Criação de carneiros de corte Tudo o que você precisa saber

As 3 principais raças de gado de corte

Qual o Melhor Tratorzinho para Cortar Grama? Guia Completo de Escolha

Facebook Comments Box
Bruna Silva
Bruna Silva

Sou Blogueira, editora, professora e empreendedora digital, trabalho com internet a mais de 7 anos, principalmente na área de redação e produção de conteúdo, no seguimento agro agronegócio e etc.

Artigos: 552