Regiões Nobres para o Cultivo de Oliveiras

Compartilhar

Regiões Nobres para o Cultivo de Oliveiras

As azeitonas crescem em árvores com o nome científico de Olea europaea e são nativas em muitas áreas ao redor do Mar Mediterrâneo na Europa e no oriente próximo. As azeitonas são uma antiga cultura de alimentos humanos, produzindo pequenas frutas chamadas azeitonas e também óleo que é prensado a partir das frutas maduras.

Regiões do mundo onde as oliveiras prosperam

Uma rápida olhada nas regiões do mundo que produzem mais oliveiras nos diz algo importante sobre as necessidades climáticas desta cultura. Essas principais áreas de cultivo de oliva são:

  • Espanha
  • Itália
  • Grécia
  • Tunísia
  • Egito
  • Marrocos
  • Turquia
  • O estado americano da Califórnia

Outros países com produção crescente de azeitonas são a Arábia Saudita, Java, Bermudas e Argentina.

Todas essas regiões em crescimento têm em comum um clima quente de verão, pouca ou nenhuma chuva de verão, e poucos dias de temperaturas congelantes que nunca caem abaixo de 15°F (-9,4°C). Este é o clima que as oliveiras preferem e fazem o melhor.

Hoje, mais de 20 milhões de toneladas de azeitonas são cultivadas comercialmente a cada ano nesses locais, produzindo azeitonas curadas e azeite de oliva. Além disso, muitos jardineiros nessas zonas climáticas cultivam com sucesso azeitonas em seus jardins de quintal e paisagens caseiras.

Tipos de solo para oliveiras

As oliveiras precisam de solo com boa drenagem e um local com sol cheio, mas podem crescer em solos de má qualidade e precisam de pouco fertilizante. As oliveiras não costumam se tornar deficientes em fósforo, potássio ou minerais de traço, por isso a adição desses fertilizantes geralmente não é necessária no plantio ou mais tarde. No entanto, as aplicações de fertilizantes nitrogenados são necessárias para o crescimento das folhas e da produção de oliva.

Na maioria dos solos, a adição de alguma matéria orgânica na época do plantio, como adubo, musgo de turfa ou fibra de coco, ajuda as raízes a crescer e se espalhar. Misture em uma quantidade de matéria orgânica igual a cerca de 1/3 do solo extraído do buraco. Fertilize com 22,7 kg de adubo espalhados pela base da árvore a cada nascente.

Enquanto essas árvores prosperam em áreas com verões quentes e secos, no entanto, elas precisam de irrigação regular nos meses mais quentes para crescer e produzir frutas.

Limites de temperatura para oliveiras

As zonas de dureza vegetal do USDA 10 e 11 são áreas de cultivo de oliva, mas há cultivares resistentes a frio que podem ser cultivadas nas zonas 8 e 9. As temperaturas mais baixas na área de crescimento são os fatores limitantes.

Temperaturas abaixo de 15°F (-9,4°C) matam a árvore, e temperaturas abaixo de 28°F (-4,4°C) danificam a fruta. Períodos maiores do que alguns dias de temperaturas congelantes também podem danificar severamente ou matar a árvore. A geada na hora da floração, no final de abril até meados de maio, também pode causar estragos com as culturas de oliva, e a chuva no verão aumenta o risco de patógenos infectarem as árvores.

A popular Missão Olive é uma variedade que pode suportar as zonas climáticas mais frias. Esta árvore de rápido crescimento produz frutas abundantes e densas úteis para a cura e produção de óleo.

Você também pode gostar

Facebook Comments Box
Bruna Silva
Bruna Silva

Sou Blogueira, editora, professora e empreendedora digital, trabalho com internet a mais de 7 anos, principalmente na área de redação e produção de conteúdo, no seguimento agro agronegócio e etc.

Artigos: 552