Como fazer e usar adubo casca de banana no seu jardim

Compartilhar

Como fazer e usar adubo casca de banana no seu jardim

Adubo de casca de banana é provavelmente a melhor maneira de alimentar suas plantas de jardim a uma fração do custo de fertilizantes comerciais. E nós mencionamos que você vai manter o ambiente limpo e colocar essas cascas de banana, que geralmente acabam no lixo, para bom uso?

Como se vê, as cascas de banana são tão embaladas com nutrição quanto a própria banana doce. Plantas, ao contrário dos humanos, não são exigentes, e se você não pode comer as cascas de banana, suas plantas irão.

Mas como veremos mais tarde, há muitos benefícios e usos para a humilde casca de banana. A única desvantagem é que é lento para se decompor e liberar seus nutrientes. É por isso que os especialistas recomendam o uso de adubo de casca de banana em seu jardim em vez das cascas cruas.

Então, como você iria sobre adubá-lo? Na verdade, é muito mais simples do que parece. Continue lendo para saber tudo sobre como fazer adubo de casca de banana e usá-lo em seu jardim.

Benefícios do Composto de Casca de Banana

Alguns jardineiros juram por seu adubo caseiro de casca de banana e poderiam continuar por horas sobre os poderes mágicos que ele tem. Outros, apenas encolhem os ombros e dizem que preferem seu vermicast. Mas em vez de comparar os pontos positivos do adubo de casca de banana com outros materiais orgânicos, por que não deixamos os números falarem?

Em média, a casca de banana tem cerca de 3,5% de seu peso em proteínas. Como você sabe, há cerca de 16% de nitrogênio em proteína vegetal. Isso significa que a casca de banana crua que você costuma jogar fora tem cerca de 0,6% de nitrogênio. Também tem cerca de 4,6% de potássio. Isso lhe dá cerca de 11,5% de potássio no produto final.

Além disso, você recebe outros nutrientes do seu composto de casca de banana, mesmo que em quantidades de traço. Tem cerca de 0,8% de cálcio, 0,2% de magnésio e 0,3% fósforo. Adicione 31% de açúcar na casca crua que manterá os vermes felizes enquanto fermentam as cascas de banana.

Tudo isso aponta para um fertilizante altamente nutritivo que alimenta suas rosas, vegetais e perenes herbáceos sem as desvantagens dos fertilizantes químicos. Você pode fazer um spray ou um chá fora do composto e usá-lo em plantas sensíveis que preferem fertilizantes leves ou diluídos.

Como fazer adubo casca de banana

Embora você possa usar as cascas de banana, sejam frescas ou secas diretamente no jardim, especialistas recomendam que você aduque as cascas para melhores resultados. É certo que a ideia de ter cascas de banana podres em seu jardim não é uma ideia que agradaria a todos.

Mas quando você considera que você vai ter um fertilizante livre e potente, de repente o cheiro e vermes rastejantes se tornam um mero inconveniente ou um incômodo. Então vamos ver como você pode fazer a compostagem de suas cascas de banana.

1. Quando se trata de fazer adubo orgânico em seu jardim, a chave é selecionar um canto remoto e isolado preferível o vento para baixo para que você não tenha os odores nocivos ocasionais balançando pela janela.

2. Colete outros materiais orgânicos, como folhas caídas, caules em decomposição, grama morta, flores desbotadas, aparas de madeira e galhos do seu jardim e adicione-os à pilha no canto remoto.

3. Quebre os galhos e hastes em pequenos pedaços. Certifique-se de ter mais desses materiais marrons, pois eles são ricos em carbono, o que é essencial para o processo de compostagem.

4. Use uma faca de cozinha para cortar as cascas de banana e qualquer carne de banana descartada em pequenos pedaços de cerca de uma ou duas polegadas. Quanto menores as peças, mais rápido elas quebrarão e adubo.

5. Adicione as cascas de banana à pilha de adubo junto com outros materiais verdes, como frutas e restos vegetais. Corte todos os materiais orgânicos que você adiciona em pequenos pedaços. Eles são ricos em nitrogênio que interage com o carbono nos materiais marrons para acelerar a compostagem.

6. Disponha sua pilha de adubo em camadas alternadas de materiais verdes e marrons.

7. Polvilhe água por toda a pilha para deixá-la úmida. Se estiver seco, não adubo corretamente.

8. Continue adicionando outros materiais orgânicos, como cascas de ovos e café moído na pilha, juntamente com materiais verdes e marrons.

9. À medida que as cascas de banana quebram, isso cria muito calor. Use um garfo para agitar a pilha de adubo pelo menos uma vez a cada dois dias. Isso permite oxigênio na profundidade da pilha e mistura os diferentes materiais.

10. Continue mexendo a pilha para manter a temperatura e o nível de umidade até que o composto esteja totalmente quebrado e esteja pronto para usar.

11. Depois de uma semana, o processo de compostagem está completo e você pode começar a usar o adubo em seu jardim.

Como usar adubo de casca de banana em seu jardim

Como você pode ver, você pode manter sua pilha de adubo casca de banana indo. Você adiciona materiais orgânicos e coleta o adubo fresco. Quando você acha que já teve adubo suficiente, por enquanto, você pode parar de adicionar casca de banana e se livrar das sobras. Agora que você tem o composto, como você pode usá-lo no jardim?

O composto de casca de banana é rico em potássio. Portanto, é um fertilizante seguro para adicionar a vegetais como tomates, batatas, pimentas, espinafre e outros vegetais verdes frondosos. Plantas de floração, como rosas e margaridas que são notórias por serem muito sensíveis a fertilizantes químicos, terão um impulso de crescimento a partir deste composto leve.

Alguns jardineiros preferem fazer um spray do adubo. Isso facilita a aplicação, já que você pode usá-lo em um lote inteiro de plantas ou legumes ao mesmo tempo. Um spray de composto de casca de banana também lhe dá um melhor controle sobre a concentração e quantidade de nutrientes que as plantas recebem a cada aplicação. Atinge as raízes das plantas mais rápido do que fertilizantes granulares ou fertilizantes orgânicos de liberação lenta. O spray também é mais econômico do que outros tipos de fertilizantes, uma vez que é menos provável que seja soprado pelo vento ou sendo absorvido por plantas.

Dicas para compostagem cascas de banana

Há sempre mais de uma maneira de fazer compostagem das cascas de banana. Se você prefere empilhar os ingredientes e deixar a natureza seguir seu curso ou você prefere usar vermes para quebrar as cascas que cabe a você. No entanto, cada método tem suas vantagens e desvantagens. Aqui estão algumas dicas dos especialistas.

  • Mantenha sempre uma pilha de folhas, casca desfiada, grama morta e galhos (materiais marrons) em prontidão para equilibrar os materiais verdes que você adiciona à pilha.
  • Para reduzir o fedor e bagunçar, você pode adubar as cascas de banana em uma lixeira em vez de uma pilha ao ar livre.
  • Adicione vermes de barro vermelhos à lixeira e solte as cascas de banana inteiras. Os vermes acelerarão a quebra das cascas e outras matérias orgânicas.
  • Durante o processamento, tanto o carbono quanto o nitrogênio criam muito calor. Este calor esteriliza a lixeira e o composto.
  • Tenha em mente que a compostagem de cascas de banana em lixeiras com vermes leva até três semanas. A pilha de adubo geralmente está pronta dentro de uma semana ou menos.
  • Mexer e aeração são essenciais para acelerar a compostagem das cascas. Então gire a lixeira regularmente para permitir que os vermes quebrem cada pedaço de material orgânico lá.
  • Use uma pá para agitar a pilha de material de compostagem para misturar a umidade e oxigenar a pilha.
  • Abra a tampa da lixeira de tempos em tempos para garantir um fluxo de oxigênio para dentro da lixeira. Ambos os vermes e micróbios precisam de oxigênio para respirar e funcionar.
  • Cascas de banana têm uma alta concentração de açúcar que mantém os vermes felizes sem a necessidade de alimentá-los.

Formas alternativas de adubo Cascas de Banana

Outra maneira fácil de adubar cascas de banana é cavar um buraco perto da base da planta e colocar uma casca de banana fresca e cobri-la com o solo. O açúcar na casca atrai vermes que trabalham lentamente para quebrá-lo e transformá-lo em adubo com muita entrada do seu lado.

Você também pode usar cascas de banana sob mulch como um curativo lateral. Apenas certifique-se de cobrir as cascas com o mulch e deixar a natureza e as minhocas úteis cuidarem do resto.

Outros usos de jardim para cascas de banana

Como vimos, é fácil fazer adubo de casca de banana. Mas o que mais você pode fazer com cascas de banana? Aqui estão algumas maneiras que você pode colocar essas cascas em bom uso.

  • Armadilha de insetos: Moscas-da-casa são um incômodo. Encha um recipiente de plástico com vinagre de maçã e cascas de banana cortadas em pequenos pedaços. Agite bem para soltar os odores da banana e coloque o recipiente em seu jardim. A população de moscas-da-casa diminuirá depois de alguns dias.
  • Controle de pulgão: Pulgões não suportam cascas de banana por alguma razão. Quando você usa as cascas como um curativo lateral sob o mulch, você também está mantendo pulgões longe de suas plantas. Isso é um fertilizante e um repelente de pragas todos enrolados em um.
  • Vinagre de Casca de Banana: Corte algumas cascas de banana em um pote de pedreiro e adicione água. Mantenha-o coberto por uma semana e depois retire as cascas de banana. Deixe os sucos no pote fermentarem ainda mais e transformem em vinagre. Adicione-o ao solo para ajustar sua acidez e dar um impulso às suas amoras.
  • Purê de casca fermentado: Este método é semelhante ao vinagre de casca de banana. Mas aqui você vai usar as cascas fermentadas, não os sucos. Coloque as cascas em um liquidificador para fazer um purê. Use-o em pequenas doses em suas plantas floridas para obter flores maiores com cores mais ricas.
  • Fertilizante de casca seca: Esta é uma maneira fácil de fazer um fertilizante sem o incômodo de compostagem das cascas. Corte suas cascas de banana em tiras longas e coloque-as em um forno quente a 140 graus Fahrenheit. Quando as cascas estiverem totalmente secas, triture-as e use o pó como fertilizante orgânico.

Facebook Comments Box
Bruna Silva
Bruna Silva

Sou Blogueira, editora, professora e empreendedora digital, trabalho com internet a mais de 7 anos, principalmente na área de redação e produção de conteúdo, no seguimento agro agronegócio e etc.

Artigos: 552